Arte

Grace Wales B. expõe obras de arte inspiradas na diáspora africana

A nova exposição do MoMa em Nova York, Spirit Movers, com curadoria de Grace Wales Bonner, celebra obras de arte inspiradas na diáspora africana

building office building city urban high rise person indoors interior design condo housing
Fachada do MoMA, em Nova York - Foto: JEENAH MOON / NYT.

Desde que a londrina Grace Wales Bonner fundou sua marca de moda homônima, em 2014, ela aproveitou todas as oportunidades para prestar uma homenagem à experiência negra e promover ideias centradas no espírito afro-atlântico. As coleções da designer de temporadas passadas foram forjadas por sua herança britânica e jamaicana, apresentando estilos, estampas e cores que incentivam diálogos interculturais.

head person face body part neck accessories jewelry necklace photography portrait
Grace Wales Bonner, fotografada por Liz Johnson Artur - Foto: Divulgação.
cello musical instrument adult male man person guitar face head
Benjamin Patterson’s Variations for Double Bass, performed during Kleines Sommerfest: Après John Cage, Galerie Parnass, Wuppertal, West Germany, June 9, 1962 (1962) - Foto: Divulgação.

Agora, Wales Bonner está virando suas lentes para o mundo da arte. Ela é a mais recente curadora escolhida para a exposição Artist’s Choice do Museu de Arte Moderna de Nova York – uma série que teve início em 1989, na qual um artista contemporâneo se utiliza do acervo do museu para organizar uma instalação especial. Spirit Movers é uma seleção de aproximadamente 50 trabalhos que apresentam práticas culturais negras inspiradas em formas, experiências e sons da diáspora africana. Wales Bonner continua o legado da Artist’s Choice de subverter o status quo curatorial; entre os artistas que já participaram da série estão Yto Barrada, Charles White, Trisha Donnelly, Elizabeth Murray e Vik Muniz.

home decor
Message Number 7 B, Ecclesiastes VII: 6 (1959), de Mathias Goeritz - Foto: Divulgação.
wood art person
Lady with a Long Neck (1992), de Moustapha Dimé - Foto: Divulgação.
boy child male person female girl clothing t-shirt face head
Capa do livro Grace Wales Bonner: Dream in the Rhythm – Visions of Sound and Spirit, publicado pelo Museu de Arte Moderna de Nova York - Foto: Divulgação.

A abrangente exposição explora os temas da musicalidade, da contação de histórias e da interseção de narrativas culturais e apresenta artistas como Terry Adkins, Agnes Martin e Betye Saar. Apesar de a coleção trazer uma variedade de meios – um entalhe monumental de madeira ou uma composição escultural de instrumentos de sopro, por exemplo –, cada obra encontra sua singularidade em uma expressão comovente. A mostra, que vai até 7 de abril de 2024, lança luz sobre como histórias profundas e identidades culturais variadas encontradas em todo o mundo diaspórico influenciaram a expressão negra moderna.

adult male man person landmark thomas jefferson memorial face head
Washington, D.C. (1957), de Henri Cartier Bresson - Foto: Divulgação.
face head person photography portrait adult male man glasses sunglasses
Reggie Nicholson, Henry Threadgill Sextet, Village Vanguard, New York City (1988), de Anthony Barboza - Foto: Divulgação.

Tags

Posts recomendados