Decoração retrô: Saiba como incorporar o estilo em sua casa
Reformar ou decorar um imóvel do zero é uma tarefa desafiadora, mas muito gratificante. Escolher os detalhes, criar composições harmoniosas e pensar no uso de cada cômodo no dia a dia são passos de uma jornada que pode levar meses, tudo em busca do ambiente perfeito. Procurar referências e entender os vários estilos de decoração disponíveis é uma ótima maneira de começar, facilitando as decisões que precisarão ser tomadas durante o processo.
Um tipo de decoração que tem ganhado cada vez mais espaço é a de estilo retrô chique, que mistura referências antigas com elementos luxuosos, ideal para quem busca aconchego sem perder a elegância. O cuidado com os detalhes é uma parte importante para quem quer incorporar essa estética dentro de casa, evitando que a decoração pareça amadora ou ultrapassada.
Como incorporar o retrô chique na casa
A cozinha, apesar de precisar ser pensada com cuidado para não prejudicar as tarefas diárias, é um dos melhores cômodos para representar o estilo da decoração escolhido pelos moradores. Com a presença de tantos detalhes, que vão desde os móveis até os utensílios práticos para o dia a dia, é possível inserir de maneira criativa características chave quando o assunto é decoração. Para quem quer criar um ambiente no estilo retro chique, existem vários tipos de estilo de cozinha para escolher. Entre as opções mais procuradas está a cozinha tradicional clássica, ideal para quem quer trazer o retrô de maneira sutil. As molduras nas portas dos armários e puxadores em forma de concha, por exemplo, colaboram para acentuar o ar antigo na decoração.
Outros estilos de decoração para a cozinha, como o shabby chic e o colonial, também são ótimos pontos de partida para quem está em dúvida por onde começar a mudança no cômodo. Apesar de todos esses estilos de decoração serem ótimas opções, o retro chique pede toques luxuosos na composição, o que nem sempre é fácil de encontrar em referências na internet ou em revistas. Uma dica para acrescentar um ar sofisticado no ambiente é incluir detalhes dourados, que combinam perfeitamente com a maioria das peças retrô. Torneiras de metal, puxadores e maçanetas em tons metálicos e painéis de rodapé em tons quentes fazem toda a diferença, criando uma decoração bem acabada e aconchegante. Outro item interessante para acrescentar é a cuba estilo fazenda (farm sink), que virou febre nos últimos meses. O modelo, que na maioria das vezes fica “vazado” para fora do limite da bancada da pia, eleva o clima retrô com ar romântico.
Já em cômodos como sala, quarto ou escritório, é importante prestar atenção na hora de escolher os móveis, que devem evocar o estilo retrô. A dica é apostar em sofás e cadeiras de modelo baixo e em linhas retas, além dos famosos pés palitos. Poltronas e banquinhos arredondados ajudam a compor o ambiente com muito charme. As peças podem ser coloridas, especialmente nos tons de marrom, laranja e azul, que compõem uma paleta de cores alegre e sofisticada. Quadros antigos e objetos vindos diretamente de décadas passadas dão um toque a mais de sofisticação.
Mais uma vez, as cores quentes e o uso de itens metálicos fazem a diferença, e podem aparecer em lâmpadas pendentes, vasos e outros objetos espalhados pela casa. O revestimento escolhido para o piso e para as paredes é uma das etapas mais importantes na decoração, apesar de nem sempre receber a atenção devida. O piso vinílico ou laminado que imita madeira dá a sensação de um ambiente “quente”, e combina bem com os tons dourados, além de evocar um ar antigo. Criar molduras com o uso de boiserie é ideal para quem quer levar o charme também para as paredes, com um tom mais clássico e chique. Já para quem prefere o lado despojado desse estilo de decoração, o revestimento de tijolinhos é um detalhe que não pode faltar.