SPFW N51: De LED à Rocio Canvas, veja os destaques do dia
Na penúltima leva de transmissões online do SPFW N51, as melhores apresentações exercitaram seus universos e verdades particulares. Muito em defesa de um conforto estético mas também do bem-estar primal que é o direito à existência. Feito em parceira com Havaianas, o potente vídeo da Isaac Silva seguiu seu caminho político e estampado de abraçar ancestralidades e corpos diversos, trazendo à baila o assunto do genocídio dos nossos povos nativos. “Precisamos saber o que está acontecendo”, pontuou Isaac.
Isaac Silva
Do viés da batalha LGBTQIA+, a LED seguiu seu caminho de idealizar mundos domésticos em que seus personagens podem exercer a liberdade negada pelo mundo exterior - e, de quebra, vestindo modelagens amplas e as experimentações com os crochês. Já a Neriage abriu novo momentum pós-pandêmico, revendo suas marcas-registradas (como os já clássicos plissados) em busca de novos ares.
LED
Neriage
Respiros são ideais que apareceram um bocado no dia 4 de SPFW: na Rocio Canvas, que deslocou as silhuetas da sua mulher em busca de novos shapes, ainda que a partir da alfaiataria já habitual por ali; e na Misci, que mantém o discurso de valorização de um design genuinamente brasileiro, trazendo na boleia do caminhão um cruza de influências (e acessórios) que vão dos teclados dos forrós do Largo da Batata, em São Paulo, às BRs que cortam o país — resultando no mix de texturas e cortes angulosos.
Rocio Canvas
Misci
Na fase final do Projeto Sankofa, a TA Studios aplicou-se na cultura Iorubá para a construção poderosa de uma imagem afrofuturista (das cores às estampas, nada ali é meramente decorativo) enquanto a Silvério trabalhou principalmente com texturas ao apontar seu holofote subjetivo para as concepções afetuosas da escuridão e do preto.
Já do Rio de Janeiro, em outro mundo, Carol Bassi desfilou série de babados em tons solares e mentolados ao som da modelo & cantora Bárbara. E ligada nas influências estéticas do suprematismo russo, a Freiheit marchou coleção do seu streetwear muito bem cortado - e mostrando desdobramentos do repertório próprio de utilitários e casuais.
Ta Studios
Silvério
Carol Bassi
Freiheit