Gastronomia

Alta gastronomia : os melhores restaurantes do mundo

The World 's 50 Best, o Oscar da gastronomia mundial, celebra os melhores restaurantes do ano de 2022 e reuniu chefs de todo o planeta em cerimônia em Londres

A Casa do Porco
A Casa do Porco

A Alta gastronomia é há 20 anos classificada no The World 's 50 Best, fazendo tremer o chão da culinária global, trazendo a famosa lista dos 50 melhores restaurantes do mundo. Muitos criticam, outros idolatram. A realidade é que essa instituição revolucionou o mundo dos restaurantes fine dinning e tem refletido na diversidade da paisagem culinária do mundo. 

Esse ano de 2022, a cerimônia de premiação, o verdadeiro Oscar da gastronomia, foi apresentada com bastante bom humor pelo ator Stanley Tucci. Ele homenageou a excelência gastronômica de 24 territórios nos cinco continentes, antes de premiar o Geranium, de Copenhague, como o melhor restaurante do mundo. A elaboração da esperada lista é fruto de um processo de votação de 1080 especialistas ao redor do mundo, todos liderados por região por um presidente. No Brasil, essa missão fica ao cargo de Rosa Moraes, figura inevitável do mundo gastronômico. 

Geranium Søren Ledet e Rasmus Kofoed
Central - Ollucos de Costa

Tomando a posição 1 do Noma, o vencedor Geranium de Copenhague foi elevado ao clã restrito dos “Best of the Best”. Sob a batuta do chef Rasmus Kofoed, a missão do Geranium é criar pratos que despertam os sentidos, propor uma culinária meticulosa e uma visão gastronômica sem carne, que ganhou elogios e fãs de todo o mundo. Geranium é acompanhado, no time dos três primeiros, pelo Central (No.2), de Lima, e pelo Disfrutar (No.3), de Barcelona.

A América do Sul, reconhecida como uma potência culinária, possui oito restaurantes na lista. O Central, de Lima, é eleito o melhor do continente e o segundo melhor do mundo. Na sétima posição chegou orgulhosamente A Casa do Porco, restaurante paulistano dos chefs Janaina e Jefferson Rueda. "Esperamos que a representatividade do Brasil no 50 Best siga se multiplicando, para que cada vez mais gente possa ser tocada pela diversidade dos nossos ingredientes, temperos e técnicas", afirmou a chef Janaína Rueda. O restaurante Maido atinge a posição 11 do ranking. Em Buenos Aires, a parrilla Don Julio foi eleita o décimo quarto melhor lugar do mundo para comer. O estreante da lista com colocação mais alta é o Mayta, em Lima, e o Oteque, no Rio de Janeiro. Leonor Espinosa, do Leo, em Bogotá, recebeu o prêmio “The World 's Best Female Chef Award” e ficou na posição 48.

A casa do porco
Janaina Rueda

A lista de 2022 inclui restaurantes de 24 países em cinco continentes e revela 12 endereços que estão fazendo sua estreia, além de dois que estão retornando. A melhor entrada no ranking deste ano é a de Uliassi (12º, Itália), seguido por Alchemist (18º, Copenhague). A cerimônia emocionante The World 's 50 Best Restaurants Awards 2022 foi realizada no histórico mercado Old Billingsgate, no distrito City of London e marcou os 20 anos do prestigiado ranking gastronómico global, reunindo uma vibrante comunidade culinária num clima de festa.

Alta gastronomia
A Casa do Porco

Tags

Posts recomendados