Gastronomia

Culinária: pratos sem carne para os dias frios! Confira

Massas, sopas e saladas quentes são os novos protagonistas do menu para colocar a culinária em prática nos dias frios

Pratos mais pesados e complexos
Pratos mais pesados e complexos

Ao ser degustado, o prato certo tem o poder de aquecer o corpo e a alma, trazendo conforto mesmo nos dias mais frios. Na busca desse sentimento, as estações de outono e inverno, momento do ano em que a temperatura cai, são recheadas de pratos mais pesados e complexos, como carnes e massas, destacando a vontade de comer uma comfort food durante esse período do ano.

Apesar das carnes serem muito apreciadas, especialmente durante os dias de frio, muitas pessoas estão abrindo mão do seu consumo, especialmente por questões ligadas ao meio ambiente e aos direitos animais. Além desses pontos, existem também as restrições alimentares, que podem criar a necessidade de substituir os ingredientes na hora de produzir o prato. Independente do motivo, tirar a carne do menu abre espaço para pratos diferentes e sabores novos.

Compor uma refeição com massas, sopas, pães, vegetais e outras opções ovolactovegetarianas com certeza é suficiente para espantar o frio. Confira alguns pratos para experimentar.

Ratatouille

O prato, que ganhou ainda mais notoriedade após o lançamento do filme de mesmo nome, é uma clássica e deliciosa receita francesa que explora o sabor e textura de diferentes legumes. Ele consiste em um cozido de vários legumes com tempero, que pode ser acompanhado de pães ou torradas.

 

Ingredientes:

1 beringela preta grande, descascada e picada grosseiramente

1 abobrinha grande, cortada em rodelas

2 colheres de chá de sal marinho

¾ xícara de azeite,

5 raminhos de tomilho

1 cebola grande, cortada em rodelas

1 pimentão vermelho limpo, picado grosseiramente

2 dentes de alho fatiados

2 copos de tomate cereja, divididos

Pimenta do reino moída na hora

1 xícara de folhas de manjericão rasgadas

Pratos  pesados e complexos
Foto: Reprodução/Instagram @foodblogandshiz

Preparo:

- Passo 1
Pré-aqueça o forno a 400°. Misture a berinjela, a abobrinha e 2 colheres de chá. Deixe descansar por 30 minutos e seque com papel toalha.

- Passo 2
Aqueça ¼ xícara de óleo em uma panela funda em fogo médio para alto. Adicione metade da berinjela e da abobrinha e cozinhe, mexendo sempre, até os vegetais começarem a ganhar cor. Transfira para uma tigela média. Repita com ¼ xícara de óleo e o restante da berinjela e abobrinha.

- Passo 3
Amarre os raminhos de tomilho com barbante de cozinha. Aqueça ¼ xícara de óleo restante na mesma panela e cozinhe a cebola, o pimentão, o alho e o tomilho, mexendo ocasionalmente, até que a cebola comece a dourar e amolecer. Adicione metade dos tomates e cozinhe, mexendo ocasionalmente, por cerca de 5 minutos. Junte a abobrinha e a berinjela, depois cubra com o restante dos tomates, sem mexer. Tempere com sal e pimenta. Transfira a panela para o forno (ou o seu conteúdo para uma assadeira) e asse até que todos os vegetais estejam macios e os tomates comecem a estourar, 15 a 20 minutos.

- Passo 4
Remova os ramos de tomilho. Transfira para uma travessa e cubra com o manjericão.

Pratos  pesados e complexos
Foto: Reprodução/Instagram @chrisskitchen
Pratos  pesados e complexos
Foto: Reprodução/Instagram @familystylefood

Sopa Cremosa de Cogumelos

Para quem busca uma comfort food vegana, essa receita de sopa cremosa de cogumelos, criada pelo chef americano Chris Morocco, é a opção ideal.

Ingredientes:

¼  xícara de azeite de oliva extra virgem

340g de cogumelos mistos (como shiitake, eryngui, maitake, etc), cortados ou rasgados em pedaços pequenos

1 cebola doce grande, bem picada

2 chalotas, bem picadas

Sal marinho

4 dentes de alho picados

⅓ xícara de vinho branco seco

¼ xícara de castanha de caju

1 colher de sopa missô vermelho ou branco

Pimenta do reino moída na hora

Pratos  pesados e complexos
Foto: Reprodução/Instagram @byanjushka

Preparo:

- Passo 1
Aqueça o óleo em uma panela funda em fogo médio para alto. Disponha os cogumelos em uma única camada e cozinhe, sem mexer, até dourar por baixo. Continue a cozinhar, mexendo ocasionalmente, até dourar por completo. Usando uma escumadeira, transfira os cogumelos para um prato.

- Passo 2
Adicione a cebola e as chalotas à panela; tempere com sal. Cozinhe, mexendo sempre, até que tudo fique bem macio. Adicione o alho e continue a cozinhar, mexendo ocasionalmente. Coloque o vinho e cozinhe até quase evaporar completamente, por cerca de 1 minuto. Adicione 5 xícaras de água e coloque os cogumelos de volta na panela. Deixe ferver.

- Passo 3
Transfira 2 xícaras de sopa (incluindo alguns cogumelos) para um liquidificador e adicione a castanha de caju e o missô. Bata até que a mistura fique homogênea e com textura semelhante a um creme. Retorne para a panela com o restante da sopa e cozinhe, mexendo por aproximadamente 10 minutos. Tempere com sal e pimenta.

Para finalizar e deixar o prato ainda mais interessante, é possível colocar um pouco de óleo de alho por cima, antes de servir. Após o preparo, o restante da sopa deve ser armazenado em uma geladeira frost free.

Pratos  pesados e complexos
Foto: Reprodução/Instagram @moroccochris
Pratos  pesados e complexos
Foto: Reprodução/Instagram @paulasapron

Macarrão Com Manteiga Marrom, Limão Integral e Parmesão

Uma boa massa não poderia ficar de fora dessa lista, já que os dias mais frios ficam  perfeitos se acompanhados de uma receita interessante de macarrão. Para finalizar, aprecie o prato acompanhado de um vinho da sua preferência.

Ingredientes:

500g de massa em formato de tubo curto (como paccheri ou rigatoni)

Sal marinho

110g de manteiga sem sal, cortada em pedaços, dividida

1 limão pequeno, fatiado em rodelas finas e sem semente

30g parmesão bem ralado e mais para servir

Pimenta do reino moída na hora

Pratos  pesados e complexos
Foto: Reprodução/Instagram @nyfoodsharings

Preparo:

- Passo 1
Cozinhe o macarrão em uma panela grande com água e sal até ficar bem al dente, cerca de 2 minutos a menos do que o indicado na embalagem. O macarrão terminará de cozinhar no molho.

- Passo 2
Enquanto isso, aqueça metade da manteiga em uma panela grande em fogo médio até derreter. Adicione as rodelas de limão e cozinhe, mexendo sempre, até o fundo da panela dourar em alguns pontos. Transfira um terço das rodelas de limão para um prato; reserve.

- Passo 3
Pouco antes de a massa ficar al dente, retire 2 xícaras da água do cozimento do macarrão. Adicione 1 ½ xícara do líquido de cozimento ao molho de manteiga. A mistura vai engrossar assim que os ingredientes restantes forem adicionados. Adicione a manteiga restante, um pedaço de cada vez, mexendo até que cada pedaço seja incorporado antes de adicionar mais, até que o molho esteja emulsionado e cremoso.

- Passo 4
Escorra a massa e adicione ao molho. Cozinhe, mexendo sempre e adicionando o parmesão aos poucos. Depois de adicionar todo o queijo, continue a cozinhar para o molho ficar cremoso e grudar na massa, por cerca de 3 minutos. Se o molho parecer muito grosso, adicione mais um pouco do líquido de cozimento. Manter o molho mais diluído é o ideal, pois ele vai engrossar à medida em que esfria. Retire do fogo e polvilhe pimenta à gosto, mexendo uma última vez em seguida.

- Etapa 5
Sirva o macarrão coberto com as rodelas de limão preparadas anteriormente e mais parmesão.

Pratos  pesados e complexos
Foto: Reprodução/Instagram @wannaspork

Tags

Posts recomendados