Sakura Alimentos: Sustentabilidade, consciência e renovação
A Sakura Alimentos une estilo, praticidade e sustentabilidade com novas propostas
Fundada em 1940, a Sakura Nakaya Alimentos é líder no mercado de shoyu e molhos líquidos, além de ser um dos jogadores mais representativos nas categorias de temperos, conservas e de produtos para culinária no Brasil.
Com investimentos constantes em tecnologia, equipamentos e desenvolvimento de novos produtos, se reinventa constantemente para conversar com um público cada vez maior com planos planejados para o presente e futuro.
E foi com essa atmosfera que a Sakura apresentou recentemente na 24ª edição do Festival do Japão, maior feira de cultura japonesa da América Latina realizada na São Paulo Expo (SP), a nova identidade da sua marca institucional, além de anunciar novidades que chegam ainda este mês aos mercados e pontos de venda, como a nova linha de produtos premium " Sakura Origens ", com destaque especial ao shoyu " Sakura Kin ", livre de glúten e de ingredientes geneticamente modificados, passando por um longo processo de fermentação natural e um processo de produção única, patenteado no Brasil e nos Estados Unidos.
Conectada ao futuro "Mottainai"
À frente da operação, o CEO da Sakura, Roberto Otake, exalta o crescimento exponencial da marca e tem como principal missão levar o perfeito equilíbrio entre a tradição e a inovação para todas as mesas dos brasileiros. “Por sermos uma empresa de 83 anos, sempre tivemos muita facilidade em conversar com um grupo mais tradicional de consumidores e estamos expandindo essa capacidade, estruturando cada vez mais uma conexão sincera e verdadeira com o grupo mais jovem. Então, o nosso grande desafio agora é fortalecer cada vez mais essas conexões, mantendo a nossa essência”, ele diz.
Partindo do principal sucesso da Sakura, que é a credibilidade, não é raro ouvir a palavra sustentabilidade associada ao grupo. “Estou na empresa há cerca de 13 anos e sempre procuramos uma forma de reduzir nosso impacto ao Meio Ambiente. Este é o grande desafio da indústria como um todo. Fazer com que a tecnologia avance com uma velocidade cada vez maior no sentido da conservação e preservação do meio ambiente, sem onerar demasiadamente o consumidor final”, completa.
Como neste ano o Festival do Japão teve como tema principal o pensamento japonês "Mottainai", originado na filosofia oriental de combate ao desperdício, a Sakura destacou em um grande painel em seu stand como essa filosofia está integrada aos valores de sustentabilidade da empresa.
Alma nipo-brasileira
"Muito além do shoyu, Sakura Alimentos passa por rebranding usando arte para rejuvenescer suas marcas de olho em novos consumidores sem perder suas origens orientais", afirma o publicitário Victor Hayashida, cofundador da School SS99, agência responsável pelo reposicionamento de marca. Outra característica permanente e que chega a surpreender a receptividade da Sakura Alimentos, vem pelas mãos da muralista e designer Camila Gondo, abraçando o lado lifestyle da empresa com sua apaixonante arte. O resultado desta mistura Brasil-Japão, são verdadeiras obras de arte ilustrando anos de tradição nos produtos desta pioneira na fabricação de shoyu e missô no país.
“Para mim é uma honra fazer esse projeto, uma marca brasileira com origens japonesas da mesma forma que a minha família. Os produtos da Sakura estão na minha mesa, e da minha família desde criança. Eu fiz uma arte inspirada no renascimento da marca, a tradição eu fiz a referência da onda que é uma arte super tradicional japonesa, e o Tsuru, que é ressurgir. Então esses dois elementos se cruzam para trazer a tradição e o renascimento, que é o momento que a Sakura está passando”, destaca a artista nipo-brasileira.
Sob um novo olhar
Poucas empresas podem se dar ao luxo de registrar, em um cenário desafiador como um campo de soja, os melhores resultados representados em 83 anos de história. E isso foi possível através das fotos de seus campos de produção, que foram usadas nas embalagens dos novos shoyus e organizadas com curadoria de Gisele Bento, e compuseram a mostra fotográfica "DA TERRA, O TOM", através de um olhar refinado como a de um belíssimo editorial de moda, assinada pela dupla de fotógrafos Rogério Cavalcanti e Isabela Takikawa.
"Da origem japonesa, a soja. Da identidade brasileira, o milho. A combinação desses dois elementos resultou em uma composição original, criada para perpetuar sua história e seu sabor dessa nova linha de produtos premium da Sakura. A junção desses elementos, esse encontro de referências presente na subjetividade estética das imagens, busca entrever a ideia de que no cuidado e na compreensão e respeito aos ciclos, não só das plantas, mas da vida, está a reconexão com o relógio natural da terra, com o bem-estar", explica Cavalcanti.
O lançamento oficial da mostra "DA TERRA, O TOM" contou com presenças de executivos e formadores de opinião, além de representantes das comunidades japonesa e nipo-brasileira, realizado no final de junho na sede do Museu da Imigração Japonesa (Bunkyo), em São Paulo.
Em busca do prato perfeito
As opções para compartilhar um toque oriental com o shoyu e os molhos da Sakura nos mais variados pratos da culinária, não faltam. E foi assim que os chefes Anderson Haruo, com um currículo estrelado pelo Guia Michelin em 2015 e 2016, Jonatan Lopes e Igor Suzukawa, puderam demonstrar a versatilidade dos produtos em menus Omakase e também em estilo Izakaya ensinados em tempo real em pleno Festival do Japão, realizado dos dias 7 a 9 de julho em São Paulo (SP).
O chef Haruo trouxe para o workshop uma mini degustação e não poupou palavras para descrever o significado de um bom produto. “Nós temos um produto de fácil acesso e utilização. No meu restaurante mesmo eu utilizo o shoyu Sakura e a base também como o molho Tarê. Todos esses molhos são prontos para trabalharmos em escala, então em casa fica muito fácil usar”, e ainda completa explicando o motivo de os produtos Sakura serem líderes do segmento de molhos líquidos, temperos, conservas e de produtos para culinária asiática no Brasil: “Se eu estiver usando apenas eles, já estou na frente há muito tempo, e o que eu faço é acrescentar ou tirar um pouco de sabor dependendo da receita, mas é um produto que está praticamente pronto. Eu utilizei aqui o molho Kin, da nova linha deles, e é riquíssimo em sabor, feito de fermentação natural e a Sakura garante que não tem transgênico na receita dela, então é um super produto”, garante.
E para endossar ainda mais as palavras do colega, a influenciadora Priscila Jung fez o prato coreano Kimbap e falou um pouquinho da sua relação com a marca. “A Sakura entra muito na minha história, minha avó sempre cozinhou (ela teve 3 restaurantes), e a vida inteira a gente só usou o shoyu Sakura. Até a minha trajetória pela cozinha tem a ver com a minha avó e tem a ver com a Sakura”.
É difícil não se impressionar com a atmosfera e a riqueza que os demais chefes Igor Yukio Suzukawa e Jonatan Lopes fizeram com seus menus celebrando os sabores. Igor por sua vez, preparou um menu incrível que mesclava conceitos de Omakase (menu definido pelo chef com produtos frescos do dia) e Izakaya (um tipo de bar japonês), já Jonatan um prato de sucesso centrado em peixes e frutos do mar.
Fechando com chave de ouro as apresentações, o influencer Carlos Chen comandou a última experiência gastronômica do stand de Sakura no 24º Festival do Japão. Especialista em cozinhas orientais, ele preparou o Mitarashi Dango. Trata-se de uma receita na qual tradicionais bolinhos de farinha de arroz japoneses são espetados em palitos e cobertos por uma cobertura doce de molho de soja.
Hoje, a Sakura Alimentos tem mais de 300 itens, contando com um portfólio completo que, além da sua marca própria, também inclui marcas como Kenko, Missô, Aji No Shoyu, Cereja, Blue Dragon e House Foods.
Outras artes
O estande da Sakura contou também com uma árvore de cerejeira feita de materiais reciclados das embalagens dos produtos da empresa pelo artista e eco designer Sandro Rodrigues. E claro, sem falar no show à parte que o grupo de Taiko Sakura Fubuki Wadaiko demonstrou animando o pavilhão combinando arte visual e sonora. Um verdadeiro espetáculo de instrumentos de percussão!