Restaurantes vegetarianos em São Paulo: conheça 5 tops!
Conhecida por seu trabalho na moda mundial e por ter um dos corpos mais elogiados da passarela, Isabel Hickmann é adepta da corrida e da culinária vegetariana para manter seu corpo saudável e em forma. Em bate-papo com a L’Officiel Brasil, a top conta um pouco mais sobre esse processo e onde costuma consumir estes alimentos fora de casa.
Qual sua relação com carne e alimentos provenientes de animais? Como você se definiria?
Sou gaúcha e cresci consumindo carne todos os dias. Nos últimos anos, porém, passei a conhecer a culinária vegetariana e, consequentemente, me interessei por esse universo. Ao mesmo tempo em que o meu acesso à carne passou a ser mais restrito por morar fora do Brasil, busquei entender mais sobre o que é e como é a produção da carne no mundo de hoje e passei a evitar esse alimento. Não me intitulo vegetariana pois ainda consumo peixe, mesmo que bem raramente. Tenho como meta chegar ao vegetarianismo 100%, mas sem pressão ou radicalismo. Acredito que a produção do alimento hoje é um fator de importante discussão. Mais do que isso, devemos ter consciência do que estamos consumindo para cuidar do planeta e, consequentemente, da nossa saúde. Na minha casa, a geladeira é vegetariana e quase 100% orgânica.
Quais as diferenças que você notou no seu organismo depois de diminuir a carne da sua dieta?
Me sinto muito mais leve. Minha digestão se tornou mais fácil, tenho mais disposição depois das refeições e até o cheiro da minha pele mudou. Não tenho mais problema com acne e sinto que minha pele está mais viva, com brilho. Além de carne, parei de consumir leite de vaca e acho que grande parte das mudanças aconteceram por isso também.
(Foto: Isabel em frente ao restaurante Mahamantra)
Que dica você daria para quem quer parar de comer carne?
Tudo é questão de costume. Criar o hábito de não comer carne pode começar aos poucos, tirando o alimento do cardápio um dia na semana, depois 2… Escolher os dias sem carne é uma boa estratégia para iniciantes. Buscar por alimentos diferentes também é uma ótima opção.
Quais seus alimentos favoritos?
Eu amo os tubérculos, como batata, batata doce, mandioca, mandioquinha. Palmito, pupunha, shimeji e champignon são outros alimentos que passei a apreciar e incluir no meu cardápio diário.
Qual mix de ingredientes você nunca achou que fosse possível e hoje não vive sem?
Gengibre e cúrcuma, hoje não faltam na minha cozinha. Antigamente eu apenas comia o gengibre em restaurante japonês, hoje utilizo em sucos, chás e como tempero. A cúrcuma conheci há pouco tempo e passei a incluir no tempero de alimentos do dia a dia, como o arroz.
(Foto: A top chegando em casa com suas comprinhas orgânicas)
Tem alguma it-girl vegana/vegetariana que você segue no insta para pegar dicas?
Aprendi muito com as dicas da Yasmin Brunnet. Ela sempre buscou por conhecimento e defende esse movimento tão legal no mundo. Mas tenho duas pessoas que adoro “roubar” receitas e que as fotos publicadas dão água na boca. São cozinheiras de mão cheia e que utilizam alimentos não convencionais (PANC) na sua culinária: minha amiga Ana (@nicagorgulho), professora e a melhor cozinheira que já conheci, e uma professora da USP chamada Neide Rigo (@neiderigo). Ana e Neide são minhas inspirações!
(Foto: Macarrão de jenipapo da professora Neide Rigo)
Confira o top 5 restaurantes vegetarianos e naturais favoritos da top:
Mahamantra, Vila Madalena
"Meu lugar preferido para almoço. Além de vegetariano, é orgânico, um fator fundamental hoje na nossa alimentação. No cardápio, cada dia um prato típico. As opções vão desde feijoada vegana até as delícias da culinária baiana."
Rua Fradique Coutinho, 766 | Vila Madalena
Banana Verde, Vila Madalena
"O primeiro restaurante vegetariano que conheci, ótimo para almoço (tem um buffet bem completo) e para jantar, com pratos bastante diferenciados."
Rua Harmonia, 278 | Vila Madalena
Sushimar Vegano, Jardins
"Já bastante conhecido no Rio de Janeiro, inaugurou a primeira unidade em São Paulo recentemente e já é sucesso. Eu amo!"
Alameda Campinas, 1287 | Jardins
Vila das Rosas, Pinheiros
"Um local super aconchegante e, ainda por cima, os pratos têm aquele irresistível gostinho de comida caseira."
Rua Padre Carvalho, 117 | Pinheiros
Quitutes da Vick, encomendas
"Não é um restaurante, mas tem as melhores sobremesas veganas que já experimentei na vida. Faz por encomendas (@quitutesdavick) e encontro seus pratos em alguns restaurantes vegs, como o Mahamantra."