Hommes

Autoconhecimento masculino: descubra sua importância

Renatinha Diniz, especialista em comportamento masculino, lista motivos para os homens aderir ao autoconhecimento o quanto antes

Ioga facial para os homens
Ioga facial para os homens

O que é autoconhecimento masculino? Para quê serve? Como começo o processo de autoconhecimento? Essas são dúvidas comuns sobre o tema, que ainda é tabu no universo masculino. A apresentadora Renatinha Diniz, criadora do canal Sua Brother e expert em comportamento masculino bateu um papo sobre o assunto e esclareceu pontos importantes que você precisa saber. 

 

sleeve clothing apparel person human female face woman

A primeira pergunta que se faz em torno do assunto é: “O que é autoconhecimento? Para que serve?” 

Renatinha explica que o processo de autoconhecimento é contínuo e tem como objetivo entender sua própria personalidade, incluindo os aspectos positivos e negativos, além de compreender suas emoções e as suas motivações. Segundo a apresentadora, esse processo pode ser mais complexo para os homens, pois têm dificuldade de aceitar suas emoções e ainda mais, externalizá-las, e é sobre isso que a expert fala em seu canal. “Eu acredito que o autoconhecimento é a chave pra tudo e meu propósito é quebrar esse tabu de que homem não pode sentir, não pode chorar”, conta Renatinha Diniz.

Mas e aí, quando é o momento de começar o processo de autoconhecimento e quais os motivos pelos quais os homens buscam o autoconhecimento?

“Na minha opinião o momento ideal é o ‘pra ontem’. E de acordo com a minha vivência e experiência, os homens inicialmente buscam ajuda no momento de crise. O momento de dor, de sofrimento, é um convite mais que necessário para começar esse processo, porque ao perceber que precisam lidar com seus sentimentos, encontram dificuldades de enxergá-los, e então começam a entender que a solução está no autoconhecimento”, revela a apresentadora.

Ginseng
Foto: Unsplash
nature outdoors person human
Foto: Unsplash

Sobre quais os primeiros passos para o processo de autoconhecimento, Renatinha comenta que “levando em consideração o cenário que a maioria se encontra, o primeiro passo é eles entenderem como chegaram na situação que estão vivendo hoje, compreendendo quais foram as atitudes e os comportamentos até o momento”. Ainda segundo Renatinha, “É preciso investigar os seus pacotes de crenças. As vivências que eles tiveram desde a infância através dos exemplos da sua família, da  sua cultura, da sua religião e até mesmo dos seus traumas e situações que os marcaram e que contribuíram para o que se tornaram hoje, esse seria o segundo passo para o processo, que é contínuo”.

O autoconhecimento tem um papel muito importante na vida do homem, pois ajuda não só, de fato, no processo de se conhecer, mas também é uma ferramenta de autocontrole. A partir do momento que entendem quem são, o que sentem e porque sentem, deixam de ser reativos aos acontecimentos e encontram soluções melhores para a resolução de seus problemas. Normalmente, após o processo de autoconhecimento, os homens se tornam menos impulsivos, conseguindo controlar a sua agressividade, e passam a ter comportamentos mais conscientes, com resultados mais saudáveis tanto para eles próprios, quanto para quem vive ao redor.

 Crise
Foto: Unsplash
standing person human nature outdoors
Foto: Unsplash

Alguns homens podem se perguntar se o autoconhecimento interfere na masculinidade e Renatinha conta que sim, mas da melhor forma possível! “Quando o homem se conhece, tem domínio sobre o que ele acredita e sabe gerenciar os seus sentimentos, compreende que ele não precisa seguir um padrão de comportamento imposto pela sociedade, que normalmente é machista. Ele consegue entender que esse machismo é tóxico para os homens também e passa a discernir sobre quais atitudes são mais saudáveis para ele e para os seus relacionamentos. Por isso o termo "masculinidade" está sendo cada vez mais compreendido, pois sendo cada homem um ser único, cada um pode criar a sua própria masculinidade.”

Além disso, Renatinha acredita que esse processo pode influenciar toda a sociedade, pois quando existe a consciência sobre si mesmo, o respeito pelo outro e a empatia são mais presentes. ”Se compreendermos que os altos níveis de violência atualmente são causados por homens, aqueles que aderirem ao processo de autoconhecimento passam a ter domínio de seus sentimentos e da sua agressividade, ou seja, no futuro podemos ter uma sociedade menos violenta. O autoconhecimento é a ferramenta indispensável para essa transformação.” 

Renatinha finaliza o assunto com um recado para aqueles que a acompanham ou desejam iniciar o processo de autoconhecimento: “Eu desejo que no futuro os homens busquem cada vez mais o autoconhecimento com o objetivo de evoluírem e não somente em momentos de crise e dor.”

nature outdoors person human sky sea water ocean silhouette sport
Foto: Unsplash
person human nature outdoors sea water sky sun shoreline standing
Foto: Unsplash

Tags

Posts recomendados