Saúde mental: aplicativos para te auxiliar à adotar bons hábitos
Conhecida como o mal do século, a ansiedade vem a cada dia mais tomando conta da sociedade. Segundo a Organização Mundial da Saúde: 9,3% da população sofre com o problema, sendo o Brasil o país que carrega o maior número. Em tempos difíceis como o que estamos vivendo a ansiedade pode ser uma grande inimiga. Mas afinal, o que fazer para gerenciar esse estresse?
Segundo a Dra. Ana Carolina Lúcio Pereira, ginecologista membro da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), dedicar parte de seu dia para fazer o que gosta ajuda à passar tantas horas dentro de casa e a controlar o estresse. O ideal é procurar práticas de autoconhecimento, como a meditação e a leitura.
Para isso, existem até aplicativos de saúde mental que são eficientes para gerenciar o estresse nesse período e separamos 5 deles para você conhecer. Confira!
1. Headspace
A meditação é quase uma unanimidade nas dicas dos médicos, além disso, ela pode preparar sua mente para lidar com estressores futuros e o Headspace é um aplicativo que pode te ajudar. Ele permite que você medite em qualquer lugar e conta com uma série de exercícios de respiração passo a passo, meditação guiada e muito mais. A primeira semana é gratuita e, depois disso, há planos para assinatura, com preços especiais para estudantes e famílias.
"A prática da meditação, pelo menos 15 minutos por dia, é bem potente nesses momentos, principalmente por conta da ansiedade e de estar pensando em muitas coisas ao mesmo tempo", explica o Dr. Mário Farinazzo.
Outra das grandes preocupações dos médicos é o aumento do cortisol no organismo - hormônio que é liberado com a ansiedade o estresse. "O aumento desse hormônio pode levar ao aumento da oleosidade da pele, acne, queda de cabelos e aumento de peso. Exercício físico e meditação são indicados para diminuir o cortisol", afirma a dermatologista Dra Paola Pomerantzeff.
Planejamento, nesse momento, é fundamental. É importante estabelecer uma rotina para não ficar desregrado, segundo o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez. "Procure ter horário para acordar, de refeições e para dormir. Use seu tempo para coisas que você queria fazer antes e não conseguia ou não teve atitude de começar. Faça meditação, comece algum projeto, algum livro, procure criar objetivos e prazos para que você cumpra ao longo desse período", diz o Dr. Paolo.
O aplicativo "MoodTools" cria um plano para ajudá-lo a entender e aliviar seus sintomas de depressão. As ferramentas incluem: um diário de ideias que o ajudará a controlar seu humor; um plano de segurança para ideação suicida; e atividades cerebrais para quando você está se sentindo triste. O aplicativo é gratuito, mas oferece uma experiência atualizada que começa em US $ 4,99 / mês.
3. Calm
Para quem está fazendo home office, é necessário se organizar. Quanto mais o cérebro trabalhar, melhor. Melhorar a qualidade do sono é fundamental também para gerenciar o estresse. "As oito horas de sono com qualidade durante a noite é fundamental para o organismo em uma série de fatores, dentre eles a imunidade e saúde mental. Quanto mais desafios e problemas a serem resolvidos, melhor, mas temos que ter períodos de recuperação, de descanso", explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.
Com mais de meio milhão de downloads, o "Calm" é um dos principais aplicativos para sono, meditação e relaxamento. Com sua programação em mente, você pode escolher um programa de meditação na plataforma que varia de 3 a 25 minutos. O aplicativo também possui um recurso chamado "Histórias do sono" que tem celebridades como Matthew McConaughey lendo para você uma história para dormir.
4. Happify
Se você estiver de mau humor, tente um jogo de "Happify". O aplicativo afirma que suas atividades baseadas em evidências ajudam a reduzir o estresse e aliviar sentimentos negativos - além disso, você pode acompanhar seu humor ao longo do tempo, para ver como progrediu ao usar os aplicativos.
5. AnxietyCoach
Do que você tem medo? O "AnxietyCoach" pede que você faça uma lista do que o assusta e usa ferramentas de terapia cognitivo-comportamental para guiá-lo para um lugar onde elas não parecem tão aterrorizantes. Este aplicativo é ótimo para pessoas que gostam de acompanhar seu progresso e estão abertas a receber muitos comentários.
Segundo a Dra. Aline, outra dica é o Mindfullness, que significa viver em atenção plena, ou seja, conseguir literalmente vivenciar os momentos, desde os mais simples com todas as suas características emocionais e sensoriais, sem distrações. "O mindfullness pode ser usado para qualquer pessoa que queira começar alguma prática de meditação mas que não sabe como dar os primeiros passos. Essa prática está relacionada à gerência de stress, melhora de concentração e melhora de produtividade", finaliza a Dra. Aline.
O Dr. Mário Farinazzo, cirurgião plástico e medico voluntário no atendimento à casos suspeitos de COVID-19 no Hospital São Paulo, também adverte em como o estresse pode causar diferentes reações no organismo, chegando afetar até a imunidade. Devido à isso, os contatos sociais, mesmo que virtuais, são fundamentais para o auxilio da liberação de serotonina e dopamina - o que faz com que aumente nossa imunidade.
Além disso, mesmo trabalhando em casa, e teoricamente tendo horários organizados, muitas pessoas estão extremamente estressadas. "Nesse período de confinamento é normal que estejamos apreensivos e ansiosos com o presente e futuro próximo, o que pode fazer com que façamos tudo no piloto automático enquanto nossa cabeça permanece ligada no assunto gerando ainda mais estresse. Gerenciar o estresse nesse período e manter a sanidade mental é fundamental para diminuir a incidência de depressão e não afetar o sistema imunológico", afirma a Dra. Aline Lamaita, cirurgiã vascular e angiologista, membro do Colégio Americano de Medicina do Estilo de Vida.
Assim, se você se sente preso na angustia do isolamento social, baixe os aplicativos para começar a testar já!