Valentino vê potencial no mercado de alta costura para homens
A icônica maison Valentino, que apresentou a alta costura masculina em grande estilo durante a coleção primavera 2021, planeja desenvolver e reforçar ainda mais esse nicho de negócio por enxergar um grande potencial entre os homens em consumir alta moda.
A grife com sede em Roma percebeu uma grande procura de seus clientes chineses e europeus dentro desse segmento exclusivo e de acordo com um porta-voz, a marca pretende no pós-pandemia marcar encontros restritos com entusiastas de alta costura em locais especiais ao redor do mundo.
Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da marca italiana, explicou durante uma prévia do desfile que a coleção de primavera tinha menos conjuntos, o que o levou a incluir homens no programa pela primeira vez, percebendo que capas, golas e bermudas não têm gênero. Das 73 produções, 23 foram desfiladas por homens.
“Não existe uma alta costura masculina ou uma alta costura feminina. É apenas alta costura. O guarda-roupa contemporâneo é construído através de peças que podem ser usadas livremente. Um sobretudo é um sobretudo - a peça em si não tem vida e estética própria, quem vai vestir, homem ou mulher, é que vai dar personalidade a peça" afirmiou Piccioli.
O estilista continuou: “Quando observo as novas gerações, na maior parte, vejo uma força e assertividade incríveis, eles não precisam especificar o que estão vestindo, eles escolhem o que gostam, seja uma peça de homem ou de mulher. Quando comecei a trabalhar nesta coleção tinha claro o que queria ver. A essência da alta-costura está em como a alta-costura é feita e, acima de tudo, por quem ela é feita. ”
Segundo Piccioli, os rituais e o processo da alta costura são uma exaltação do ser humano e são atemporais. E esse não pertencimento ao tempo fez com que ele pensasse que gênero não deveria ser uma limitação, mas sim um valor agregado. ''Inclusão e igualdade não são apenas palavras, mas ações que devem ser realizadas. Acho que cruzar as fronteiras de gênero - é uma evolução natural do que fazemos por meio do nosso trabalho'', explicou o diretor criativo da maison.