Peças do motor da McLaren bicampeão de Senna irão a leilão
Já pensou em ter as peças do motor do eterno Senna? É a sua chance, pois a McLaren junto com a Honda irá leiloar algumas peças do motor dos seus carros na F1
A Honda anunciou que irá colocar em leilão algumas peças que fizeram parte do RA100E V10, motor da McLaren MP4/5B, usada pelo inesquecível e bicampeão mundial da F1, Ayrton Senna. Assim como outros objetos do histórico da marca japonesa no automobilismo e na motovelocidade, estarão à venda nos Estados Unidos, na Monterey Car Week, entre os dias 8 a 17 de agosto deste ano.
Desmontado na fábrica da Honda, em Sakura, no Japão, o motor do MP4/5B conta com eixos de comando de válvulas, tampas, pistões e bielas. O motor chegava a incríveis 710 cv de potência, que fizeram parte de seis vitórias de Senna na temporada de 1990.
Na temporada 1990, a emblemática McLaren foi conduzida por Senna, mas também por Gerhard Berger, que entrou no lugar de Alain Prost, após a ida do piloto para a Ferrari. O motor representou uma evolução do MP4/5, que fez parte do polêmico título de Prost em 1989 disputando contra Senna.
No ano passado, em novembro, Lewis Hamilton, heptacampeão da F1 e super fã de Senna, guiou o mesmo carro durante o fim de semana do GP de São Paulo. Em que fez parte da série de homenagens para Ayrton após completar, em 2024, 30 anos de sua morte.
A Honda já fez parte de oito carros campeões de construtores: os McLarens de 1998 e 1991 do último do tri de Senna, e as Red Bull de 2022 e 2023.
Atualmente, a Honda fornece motores para a equipe Red Bull, de Max Verstappen, e único cliente deles na F1. Mas em 2026, a equipe RBR irá trabalhar com a americana Ford, e a Honda fornecerá para a Aston Martin.