Hommes

Peças do motor da McLaren bicampeão de Senna irão a leilão

Já pensou em ter as peças do motor do eterno Senna? É a sua chance, pois a McLaren junto com a Honda irá leiloar algumas peças do motor dos seus carros na F1

auto racing car formula one race car sport transportation vehicle helmet person
Ayrton Senna para McLaren - Foto: Getty Images

A Honda anunciou que irá colocar em leilão algumas peças que fizeram parte do RA100E V10, motor da McLaren MP4/5B, usada pelo inesquecível e bicampeão mundial da F1, Ayrton Senna. Assim como outros objetos do histórico da marca japonesa no automobilismo e na motovelocidade, estarão à venda nos Estados Unidos, na Monterey Car Week, entre os dias 8 a 17 de agosto deste ano. 

auto racing car formula one race car vehicle helmet person adult female woman
Ayrton Senna + McLaren - Foto: Getty Images

Desmontado na fábrica da Honda, em Sakura, no Japão, o motor do MP4/5B conta com eixos de comando de válvulas, tampas, pistões e bielas. O motor chegava a incríveis 710 cv de potência, que fizeram parte de seis vitórias de Senna na temporada de 1990.

blackboard machine
Peças de motor do carro do bicampeonato de Ayrton Senna na F1 - Fotos: Divulgação

Na temporada 1990, a emblemática McLaren foi conduzida por Senna, mas também por Gerhard Berger, que entrou no lugar de Alain Prost, após a ida do piloto para a Ferrari. O motor representou uma evolução do MP4/5, que fez parte do polêmico título de Prost em 1989 disputando contra Senna.

person adult male man
Ayrton Senna e Gerhard Berger - Foto: Getty Images

No ano passado, em novembro, Lewis Hamilton, heptacampeão da F1 e super fã de Senna, guiou o mesmo carro durante o fim de semana do GP de São Paulo. Em que fez parte da série de homenagens para Ayrton após completar, em 2024, 30 anos de sua morte.

 

A Honda já fez parte de oito carros campeões de construtores: os McLarens de 1998 e 1991 do último do tri de Senna, e as Red Bull de 2022 e 2023. 

Atualmente, a Honda fornece motores para a equipe Red Bull, de Max Verstappen, e único cliente deles na F1. Mas em 2026, a equipe RBR irá trabalhar com a americana Ford, e a Honda fornecerá para a Aston Martin.

 

Tags

Posts recomendados