Animais também sonham?
Pesquisas recentes investigam se a atividade cerebral de outras espécies durante o adormecimento é similar à humana e já encontraram semelhanças
Evidências encontradas por pesquisadores indicam que, assim como os humanos, animais também sonham. A hipótese se sustenta pelas semelhanças nas atividades cerebrais humanas e animais durante o adormecimento, bem como pelo comportamento físico de ambos.
Fisiologicamente, o sono pode ser dividido em duas fases principais que se alternam: o sono não-REM e o sono REM. Na primeira, compartilhada por todos os animais, a respiração e os batimentos cardíacos diminuem, e há um relaxamento muscular.
Os sonhos, entretanto, ocorrem apenas durante o sono REM (rapid eye movement – movimento ocular rápido, em português). O estudo das características fisiológicas de mamíferos, como cães e felinos, e de pássaros permitiu a identificação de uma série de coincidências com a experiência humana. Não só o movimento ocular foi verificado, como também se constatou uma maior atividade cerebral durante a fase REM, na qual os animais se movimentam mais, sofrem variação nas atividades respiratória e cardiovascular, e mostram estados de excitação, assim como os humanos.