Hommes

Batimentos cardíados: qual o limite máximo e mínimo?

Você sabe quais são os limites máximo e mínimo que os batimentos cardíacos podem chegar? Confira!

word text
Foto: Unsplash

Você sabe qual é o limite máximo e mínimo de batidas que um coração pode dar? Essa talvez seja aquele tipo de informação que as pessoas guardam na categoria ''curiosidades inúteis'', mas que, na realidade, pode acabar sendo, sim, muito útil.

Foto: Unsplash

É claro que o limite de batidas está relacionado com a saúde, idade e estilo de vida de cada um. O de um jovem entre 15 e 20 anos saudável, por exemplo, costuma bater no mínimo 60 e no máximo 90 vezes por minuto naturalmente, mas durante um exercício pode chegar a 150 batidas por minuto. O de um recém nascido, ao contrário do que muitos pensam, é muito mais acelerado do que o de um adulto, podendo chegar a 120 bpm (isso porque pois seu sistema circulatório não está bem desenvolvido e a alta frequência cardíaca ajuda a fornecer oxigênio ao coração). Já, na terceira idade, na velhice, os batimentos são mais espaçados ainda, se mantendo entre 50 e 80 bpm. 

Lembrando que se a frequência cardíaca está fora dessa faixa, não significa que você tem algum tipo de doença, mas existem alguns pontos a serem observados: 

  • Alterações bruscas podem levar à morte 
  • Atletas tendem a ter uma média de batimentos menos acelerada naturalmente do que os demais, devido a seu coração ser mais ''potente'' e precisar trabalhar menos para abastecer o corpo de sangue.
  • Frequência cardíaca perto dos 180 bpm é sinal de alerta.

Atenção: é ideal sempre manter um acompanhamento com um profissional. 

Foto: Unsplash

Tags

Posts recomendados