Táxi aéreo x jato executivo: entenda as diferenças
Muito além de documentação! Descubra todas as diferenças entre táxi aéreo e jato executivo na prática
Se você se interessa minimamente pelo assunto, é natural que a dúvida sobre qual a diferença entre um táxi aéreo e um jato executivo surja. Além do táxi aéreo ser uma aeronave para aluguel para poucas pessoas e o jato executivo poder ser propriedade de apenas uma pessoa, nós vamos te contar outras diferenças que separam completamente um do outro:
Jato executivo
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Quando falamos sobre voo, os jatos particulares devem funcionar de acordo com o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 91, que deixa claro todos os requisitos para manutenção dos aviões, enquadrados no RBAC n.º 91 K.
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O piloto deve ter experiência de no mínimo 40 horas de voo, e só pode fazer transporte próprio, de familiares ou amigos.
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A manutenção do avião pode ser realizada de acordo com o fabricante. (Segundo a Anac, não há regras diferentes nesse quesito para os jatos executivos e os táxis aéreos. Isso varia de acordo com a vontade do proprietário).
Táxi aéreo
- Para táxi aéreo, o regulamento deve seguir as normas do RBAC n°135.
- O piloto deve ter, no mínimo, 500 horas de voo e 1,2 mil horas para pilotar à noite ou em chuva. Segundo a Anac, deve-se ter, por obrigação, um período de 3 vezes por ano para o treinamento dos comandantes de táxi aéreo (o comandante deve ter a licença para piloto comercial ou piloto de linha área).
- No Brasil, a Anac exige que as empresas identifiquem no avião a palavra “táxi-aéreo” e, para saber se o avião que irião entrar é autorizado pela mesma, os passageiros podem fazer o download do app “Voe Seguro” e confirmar.