Hommes

Beleza masculina: conheça a cirurgia do cinturão

As cirurgias corporais ganharam grande destaque entre os homens e uma delas, que ficou conhecida como cirurgia do cinturão, tem ganhado adeptos ao unir diversas técnicas.

back body part person finger hand face head skin

A cirurgia plástica tem sido cada vez mais buscada por homens. Agora, as cirurgias corporais também ganham grande destaque e uma delas, que ficou conhecida como cirurgia do cinturão, tem ganhado muitos adeptos ao unir técnicas como abdominoplastia, dorsoplastia e, dependendo da indicação, lipoaspiração. “Essa técnica recebeu esse nome, pois age em toda a cintura, não só no abdômen, mas também nos flancos e costas. Essa é uma região em que, anatomicamente, os homens concentram mais gordura. A ideia é recuperar a estética corporal masculina, que é de um triângulo invertido”, explica o cirurgião plástico Dr. Tácito Ferreira. 

No mundo, a lipoaspiração é terceiro procedimento cirúrgico mais feito entre eles (277.779 procedimentos em 2021) e a abdominoplastia é o sétimo (86.515) segundo os últimos dados da Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery).

dress fashion formal wear gown wedding gown person sitting grass portrait vegetation
Foto: Pexels

De acordo com a endocrinologista Dra. Deborah Beranger, pós-graduada em Endocrinologia e Metabologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (SCMRJ), há uma diferença de acúmulo de gordura com relação ao gênero. “O acúmulo de gordura na mulher e no homem é bem diferente e existem vários fatores que justificam essa diferença. Elas acumulam mais gordura entre as pernas e na região de glúteos e quadril enquanto eles tendem a ter mais na região abdominal e flancos. O que justifica esse acúmulo é a diferença do estilo de vida que cada um vive, os hormônios e a genética, que é soberana”, diz a Dra. Deborah. 

Segundo o Dr. Tácito, também existe uma explicação evolutiva para essa diferença. “Os homens têm esse acúmulo de gordura nessas regiões para proteger os órgãos durante confrontos e lutas, enquanto as mulheres concentram essa gordura para proteger os órgãos pélvicos e o útero durante a gravidez”, diz o cirurgião plástico. Segundo dados da Isaps, no Brasil, entre homens e mulheres, a lipoaspiração é o procedimento mais realizado (foram 258.720 procedimentos em 2021) e a abdominoplastia é o quarto (128.280 procedimentos).

A definição da cintura se dá de forma diferente nos sexos. “O homem tem uma definição de cintura mais baixa, com pelve estreita, compondo a estética corporal de um triângulo invertido, onde os ombros no homem são largos, seguido do tórax e afina para o abdômen e se estreita mais ao nível da pelve. Já a mulher tem o triângulo com a base baixa, e tem a cintura mais alta, acima do nível do umbigo, com composição corporal com o triângulo com a base inferior, onde as coxas e a pelve são largas e a silhueta se afina na cintura a um nível acima do umbigo e os ombros são estreitos”, diz o Dr. Tácito.

De acordo com o médico, a conhecida cirurgia do cinturão é composta pela abdominoplastia e dorsoplastia, sendo indicada para pacientes que tiveram grandes perdas de peso corporal e apresentam sobras de pele em todo o contorno de abdômen e dorso. “Removemos o excesso de pele da região abdominal e de flancos. É realizada uma incisão no abdômen inferior que se estende até o dorso e elas se encontram ao nível da prega entre os glúteos. A pele excedente é removida e o abdômen superior é levado para baixo, enquanto que a pele e os músculos dos glúteos são erguidos, corrigindo a queda decorrente da grande perda de peso”, diz o cirurgião plástico. “Em alguns casos, podemos também aspirar a gordura”, completa.

back person finger hand adult male man face head portrait
Foto: Pexels

Hormônios podem bagunçar os padrões

O desequilíbrio hormonal pode bagunçar um pouco as áreas de acúmulo de gordura. “Homens com menos testosterona apresentam mais gordura no peito, na região de tórax e na região de braço. Esse tipo de biotipo é de homens que produzem menos testosterona por conta da gordura. À medida que ele vai perdendo peso, essa testosterona vai se regularizando e vai diminuindo a gordura localizada na mama”, diz a Dra. Deborah.

“As pessoas que têm uma insulina alta (resistência à insulina) tendem a acumular gordura mais na região de ombros e de quadril. Já quem tem cortisol alto, uma vida muito estressante, muita correria e dorme mal, tende a acumular gordura no abdômen”, diz a endocrinologista.

“As mulheres que têm um estrogênio alto tendem a ter mais gordura no quadril. Mas, na menopausa, quando a mulher diminui a produção de estrogênio, ela deixa de ter o acúmulo no quadril e passa a ter o acúmulo no corpo parecido com o do homem, que tende a acumular mais no abdômen por falta de estrogênio”, explica a endocrinologista Dra. Deborah.

Por isso, para lidar com o excesso de pele, é necessário lembrar que procedimentos estéticos requerem cuidado. “O ideal é procurar um cirurgião plástico certificado para melhor avaliação e indicação do procedimento”, finaliza o Dr. Tácito.

person art face head
Foto: Pexels

Tags

Posts recomendados