'Solar Egg', o espaço que viaja o mundo propondo o diálogo
Uma sauna em forma de ovo, concebida por uma dupla sueca de artistas, propõe um diálogo significativo sobre os recursos naturais. A equipe de design Bigert & Bergström criou uma sauna, mais conhecida como “Solar Egg” para servir como uma obra de arte pública e um espaço para abrir o discurso em uma pequena cidade da Suécia. O experimento foi tão bem sucedido que a sauna escultura realizou uma turnê global.
Encomendada por uma empresa imobiliária, a unidade reflexiva em forma de ovo foi instalada pela primeira vez na cidade ao norte da Suécia, Kiruna e foi criado para ajudar os cidadãos do local a discutir uma experiência compartilhada única. A cidade está atualmente sendo deslocada para que uma empresa de mineração possa acessar uma grande concentração de minério de ferro e que fica abaixo dela.
As autoridades suecas consideram a mudança crucial, pois o ferro é um dos recursos mais importantes da Suécia. Porém, a mudança inspirou sentimentos conflitantes entre os cidadãos. A estrutura foi projetada para servir como uma espécie de centro para que os moradores compartilhem seus pensamentos sobre a mudança radical no local.
O exterior do Solar Egg é construído a partir de painéis poligonais de aço inoxidável, espelho dourado que refletem lindamente e revestido com ripas de pinho natural. Ele também aloja um fogão em forma de coração no centro, que ajuda a manter o interior aquecido.
Disponibilizado pela primeira vez para uso público em 2017, o Solar Egg cruza o mundo desde então, movendo-se de Paris para Minneapolis e Copenhague. Agora, a unidade ficará na Suécia onde certamente proporcionará calor e conversação aos visitantes que experimentam as condições geladas da área.