Borsoi cria uma identidade única nas redes sociais
Herança criativa! Inspirado por uma linhagem de artistas e sua vivência no exterior, o influenciador Borsoi busca simplificar a arte e criar uma identidade única nas redes sociais
Filho da designer Renata Leal e do escritor Luiz Carreira, e neto da arquiteta multipremiada Angela Borsoi, Francisco Borsoi Leal Carreira, mais conhecido como Borsoi, nasceu em Brasília, mas foi na Espanha que descobriu a vocação para a comunicação digital. Aos 19 anos, deixou o Brasil para cursar Comunicação e Mídias Digitais na IE University, em Segóvia, onde estudou por dois anos antes de se mudar para Madri e seguir em uma jornada que duraria mais três anos. “O trabalho com as redes sociais surgiu naturalmente, enquanto estava na faculdade e morando na Espanha. Era divertido estudar e ter um trabalho que não me exigia tanto e me dava a liberdade de estar em qualquer lugar do mundo”, conta. Com o tempo, o hobby se transformou em carreira e, ao retornar ao País, em janeiro de 2024, Borsoi abraçou a criação de conteúdo como trabalho full time.
Por aqui, o influenciador viu-se em um novo ponto de partida, um recomeço inesperado – ele teve o desafio de redescobrir a sua identidade em um lugar que, embora sempre tenha sido seu, agora exigia um olhar renovado. Hoje, Borsoi busca transformar essa bagagem em inspiração para seu conteúdo, compartilhando a riqueza visual e cultural do Brasil sob uma perspectiva que mistura os aprendizados internacionais com as suas raízes.
Norteado pelo DNA familiar marcado pelas artes, Borsoi sempre esteve próximo desse universo. Seu bisavô, o arquiteto Acácio Gil Borsoi, deixou um legado ao disseminar a arquitetura moderna no Nordeste, e foi casado com Janete Costa, uma renomada decoradora, curadora e defensora do artesanato brasileiro. Esse ambiente criativo o inspirou a levar as artes plásticas e a estética visual para as suas plataformas, onde procura simplificar o mundo da arte para dialogar com o seu público. “Tenho tentado fazer uma coisa mais didática, menos explicativa e mais visual para trazer o interesse das pessoas pela arte”, diz ele, que se identifica com artistas contemporâneos como Salman Toor, Tyler Hays e Henry Taylor, mas que sempre considera seus familiares como as principais inspirações. Hoje, Borsoi acumula 1,5 milhão de seguidores no TikTok e 283 mil no Instagram.
Quando questionado sobre os projetos que mais o orgulham até agora, ele revela sua admiração pela parceria com grandes casas de moda internacionais. “É um mercado gigantesco, muita gente envolvida e um trabalho meticuloso. As semanas de moda e os desfiles das marcas são muito especiais. Sentir-me um pedaço pequeno de algo tão grandioso é demais.” O criador de conteúdo admite que encontra no universo fashion uma extensão da sua personalidade, pois possui grande paixão pela estética, que acaba envolvendo a moda também. “A forma como me visto é uma construção de tudo – de quem a minha família é, dos lugares onde morei, das pessoas com quem convivi e dos conteúdos que consumo diariamente”, explica.
Sobre o que vem a seguir, Borsoi compartilha o desejo de aventurar-se em outras frentes além das redes sociais. Embora as colaborações e os projetos continuem, ele sente a necessidade de se desafiar fora das telas. “Tem sido interessante explorar esse mundo porque tenho um pouco de dificuldade de estar sempre diante das câmeras, mas a minha maior vontade atualmente é conhecer outros mercados”, conta. A ideia de empreender surge como um possível próximo passo em seu percurso criativo, que ele espera desbravar em breve.
O influenciador ainda cultiva interesse pela atuação – sonho que o acompanha desde a infância, e que ele chegou a retomar em seu último ano em Madri, onde fez um curso no Estúdio Corazza, conhecido por formar grandes nomes na cena artística hispânica. “Amava estar no palco quando criança. Deu-me vontade de voltar a viver isso”, confessa. Esse interesse, quem sabe, pode se converter em ações futuras, mostrando que a sua relação com o universo artístico vai num rumo contrário ao das redes sociais.