Busto de 2 mil anos é vendido por engano em loja de segunda mão no Texas
O busto romano de mármore tinha cerca de 2 mil anos e possuía um valor incalculável
A americana Laura Young comprou, em 2018, um busto romano na Goodwill, em uma loja de segunda mão na cidade de Austin, no Texas. O artefato foi vendido por apenas US$ 35 (R$ 175).
Vendedora independente de artigos antigos, Young conta que apenas entrou na loja em busca de algo legal. No entanto, quando examinou o busto mais nitidamente, já fora da loja, notou que ele poderia ser “muito, muito antigo”. Por meio de uma rápida pesquisa no Google, ela notou semelhanças entre a peça recém comprada e bustos de mármore romanos.
Foi necessária uma pesquisa mais profunda para que ela descobrisse que sua estátua tinha cerca de 2 mil anos e possuía um valor incalculável. "Eu nem sei se é possível atribuir um valor monetário significativo a algo que tem uma história tão importante", afirma Lynley McAlpine, do Museu de Arte de San Antonio. De acordo com ela, o busto pode ser de Sexto Pompeu, líder militar romano que lutou contra Júlio César.
Outra possibilidade seria a de que o busto tenha origem em uma réplica de Vila Romana na Alemanha, na qual artefatos originais eram dispostos ao lado de réplicas. O Pompejanum, na cidade bávara de Aschaffenburg e construído na década de 1840, sofreu danificações intensas devido a bombardeio aliado durante a Segunda Guerra Mundial.
Não há certezas sobre como o busto de Aschaffenburg chegou a Austin, mas a teoria mais provável é a de que um soldado americano teria sido o responsável por levar o busto para os EUA. Isso, porque durante a Guerra Fria, tropas americanas foram enviadas para Aschaffenburg.
Por se tratar de um item provavelmente saqueado, Young preferiu não o negociar como uma antiguidade, mas sim como um empréstimo ao Museu de Arte de San Antonio, antes de a peça retornar à Bavária.
Durante os anos pelos quais as negociações se estenderam, o busto se tornou um adorno na sala de estar de Young. "Ele parecia muito bacana. E ele estava lá nos encarando por mais de três anos", conta ela.
Ceder o busto ao Museu de Arte de San Antonio foi um momento difícil para Young, porque ela sabe que será muito difícil ocorrer algo dessa natureza novamente. "Mesmo que eu encontrasse algo mais valioso e conseguisse vendê-lo e lucrar, ele provavelmente ainda seria a melhor coisa", disse ela.
Atualmente em exibição em San Antonio, o busto será devolvido ao Pompejanum em maio de 2023. Recentemente, sua ex-dona o visitou no museu. "Foi muito bom vê-lo lá, onde ele deveria estar."