Carecas ao sol: saiba como se proteger durante o verão
Como cuidar da careca durante a estação mais quente do ano? Descubra com a dermatologia e medica estética, Dra. Mariana Veloso.
Os fios de cabelo têm como uma das suas funções proteger a pele do frio e da radiação solar e há poucos dias para o início do verão, uma das grandes dúvidas é: como cuidar da careca durante a estação mais quente do ano? Já que os fios, que serviam de proteção natural da pele contra os raios solares, já não existem mais. Os cuidados devem existir e, desde o banho até a raspagem, mas principalmente com o sol.
Segundo a médica que atua na área de dermatologia e medicina estética, Dra. Mariana Veloso passar protetor solar na careca e usar chapéu são alguns dos hábitos recomendados para se proteger durante a estação. “Pessoas que não tem cabelos devem passar o protetor solar com fator 60, além de proteção contra os raios UVA e UVB nessa região para evitar queimaduras e o ressecamento, causado pelo excesso de fricção, dentre outras doenças como as lesões pré-cancerosas ou mais conhecidas como ceratoses solares, que costumam provocar vermelhidão, descamação e caso aconteça uma evolução um câncer de pele”, explica a especialista.
Seja por opção ou por decorrência de alguma condição de saúde, os cuidados no verão para aqueles que não possuem cabelo ou usam eles raspados são essenciais. A especialista recomenda cinco atitudes para aproveitar o verão sem preocupações ou danos a pele.
Lave a careca: O recomendado é utilizar um produto próprio para lavar o rosto ou até voltado para pessoas que são carecas, sendo uma opção de limpeza mais delicada. "A área que é rica em produção de oleosidade, deve ser limpa continuamente com produtos adequados. Vale lembrar que o cabelo funciona como proteção para o couro cabeludo, contra principalmente exposição solar, sujeira, microorganismos e poluentes”.
Hidratação é indispensável: os cremes hidratantes são produtos que assim como os protetores solares devem ser utilizados diariamente para evitar o ressecamento da região. “A exposição solar faz com que a careca fique mais seca e opaca, principalmente se o couro cabeludo for mais seco, pois os fios ajudam a manter a água e o óleo por mais tempo em contato com o couro cabeludo. podem ser usados hidratantes ou sérum facial para peles normais ou oleosas”, explica a médica.
Proteção solar é fundamental: nos dias mais quentes busque utilizar um protetor solar com FPS 60 na região. "O protetor solar deve ser usado na mesma frequência em que utilizamos no rosto, isto é, ser reaplicado a cada 2 horas, principalmente quando nos exposto a fatores externos como raios solares, água do mar e o cloro das piscinas”, pontua.
Não esqueça do chapéu ou boné: o uso dos acessórios é indispensável nos horários de sol mais fortes e intensos, pois auxiliam com uma barreira física contra os raios solares, que incidem intensamente sobre a cabeça, com maior intensidade do que no resto do corpo.“Para aqueles, que ainda possuem alguns fios na cabeça evite abafar a região, pois o suor pode irritar o couro cabeludo e levar a uma dermatite seborreica”, ressalta a especialista.
Evite horários de pico do sol: evite a exposição solar entre as 10h00 e as 16h00, esse período é quando os raios solares estão mais intensos e causam mais estragos à pele, como queimaduras, envelhecimento precoce das células e lesões cancerígenas. “Durante essas 6h evite áreas externas.