Carmo Dalla Vecchia em entrevista exclusiva para L'Officiel
“A pressão maior era para não falar, por algumas vezes manifestei o desejo e a necessidade de pertencimento e fui desaconselhado”, revela Carmo Dalla Vecchia sobre a pressão sobre sua sexualidade.
Carmo Dalla Vecchia dá vida ao advogado Érico Requião, na trama das 18 horas, Amor Perfeito, da TV Globo. Érico na novela de Duca Rachid, ambientada na década de 40, é um personagem que começa com um romance afetuoso com Romeu e que depois se envolve com Verônica, em um afeto lindo e também verdadeiro.
"É bonito ter a chance de falar sobre a bissexualidade na década de 40. Um tema tabu, pouco discutido que encontra espaço em Amor Perfeito. Em comum comigo, talvez a sensação de desacerto que me acompanhou por um período da minha vida e que acredito que hoje esteja sendo transformada", revela o ator.
Aos 51 anos, Carmo é casado com João Emanuel Carneiro e tem um filho com o novelista, Pedro Rafael, - que completará 4 anos no mesmo dia que ele (21/8). O artista estreou como ator em 1995 na minissérie Engraçadinha e tem muitos sucessos, como Luciano de Cobras & Lagartos, o inesquecível Zé Bod de A Favorita, Rei Augusto de Cordel Encantando e Maurílio de Império.
Em entrevista exclusiva para L'Officiel, Carmo Dalla Vecchia fala sobre carreira, relação com o filho, marido e sexualidade. Confira!
Fotos: Vinícius Mochizuki @viniciusmochizuki
Edição de Moda: Ale Duprat @aledupratoficial
Produção de Moda: Kadu Nunnes @kadununnes07
L'OFFICIEL: Você dá vida a Érico Requião na novela Amor Perfeito. Como é pra você interpretar esse personagem e o que ele tem em comum com você?
CARMO DALLA VECCHIA: É bonito ter a chance de falar sobre a bissexualidade na década de 40. Um tema tabu, pouco discutido e que encontra espaço em Amor Perfeito. Em comum comigo, talvez seja a sensação de desacerto, que me acompanhou por um período da minha vida e que acredito que hoje esteja sendo transformada.
L'OFFICIEL: Você é casado com o autor e o roteirista João Emanuel Carneiro. Como é essa troca de experiência entre vocês, um dá pitaco no trabalho do outro?
CARMO DALLA VECCHIA: Costumamos não interferir no trabalho um do outro. Nos últimos meses tenho me tornado bastante ativo nas redes sociais, local esse que João não possui nenhuma conexão. Somos bastante exigentes no nosso trabalho e isso as vezes sangra.
L'OFFICIEL: Você revelou que sofria pressão para assumir sua sexualidade. O que te vez tomar a decisão de falar sobre o assunto?
CARMO DALLA VECCHIA: Sofria pressão por parte de alguns editores de revistas que traziam entrevistas sobre atores. Por um tempo eu era uma das melhores fofocas entre eles. Gay e casado com o autor de sucesso. Esses mesmos editores que hoje levantam todas as bandeiras falando do movimento negro, do empoderamento feminino, do movimento trans e que se perguntados vão achar um absurdo alguém ser obrigado a fazer um outing... novos tempos. Mas a pressão maior era para não falar, por algumas vezes manifestei o desejo e a necessidade de pertencimento e fui desaconselhado. Me diziam que não conseguiriam me escalar para trabalho nenhum se eu resolvesse falar.
L'OFFICIEL: Você tem um filho, o Pedro de 3 anos. O que você aprendeu com seus pais que você quer passar para ele?
CARMO DALLA VECCHIA: Como dizia Carlos Drummond de Andrade, “de tudo fica um pouco. As vezes um botão, as vezes um rato.” A soma de tudo que meus pais me passaram formou quem sou. A parte boa e a não, mas acho que consegui transformar muita coisa com minha prática budista e com muita psicanálise. Tento da melhor forma acertar com Pedro, mesmo sabendo que é impossível acertar o tempo todo. Ele me ensina a ser pai e eu procuro estar atento.
L'OFFICIEL: O que você mais gosta de fazer em família?
CARMO DALLA VECCHIA: Comer, ler, viajar, ver desenhos e filmes, montar quebra-cabeças, aproveitar muitas arvores, flores e paisagens lindas para formar memorias afetivas bonitas para todos nós.
L'OFFICIEL: Como você mantem o corpo saudável? Faz atividade física?
CARMO DALLA VECCHIA: Malho seis vezes por semana, faço sapateado, atividades aeróbicas e me afastei dos doces como um alcóolatra se afasta do álcool.
L'OFFICIEL: O que te tira do sério?
CARMO DALLA VECCHIA: Adultos que acham que tem poder sobre crianças e ignoram uma relação respeitosa. Pais que acham que bater em filho educa.
L'OFFICIEL: Você se rendeu as redes sociais? Qual o segredo desse sucesso?
CARMO DALLA VECCHIA: Ser sincero. Falar sobre algo que é o meu lugar de fala. Acho que as pessoas sentem facilmente esse grão de realidade que as postagens podem trazer quando se é sincero. Quando isso acontece, as mensagens se comunicam facilmente e você cresce, mas para isso precisa colocar a sua criatividade em jogo. Costumo postar duas vezes ao dia.
L'OFFICIEL: Você não poupa dinheiro na hora de… ?
CARMO DALLA VECCHIA: Comprar brinquedos. Fui uma criança sem muitos brinquedos. Curo o pai através do filho.
L'OFFICIEL: Você encantou na "super dança dos famosos". Foi uma surpresa para você tb? Qual música sempre te faz dançar?
CARMO DALLA VECCHIA: Meu sucesso foi ter falado abertamente sobre quem eu sou. Costumo pesquisar música novas e o POP sempre foi meu favorito, mas quando estudo piano sempre procuro os clássicos e jamais toco nada que fuja disso... vai entender.
L'OFFICIEL: Você tem projetos pra depois da novela? Quais?
CARMO DALLA VECCHIA: Filme, peça de teatro biográfica e descansar, afinal emendei duas novelas. Preciso de descanso.