Cirurgia plástica em homens quadruplica no Brasil
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica divulgou um estudo onde mostrou o aumento significativo de cirurgias plásticas em homens. Veja as mais procuradas!
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica divulgou um estudo onde mostrou que, em cinco anos, a proporção de homens realizando cirurgia plástica aumentou de 5 para 30% no Brasil, com um aumento de 72.000 para 276.000 procedimentos por ano.
“A crescente influência da mídia e das redes sociais desempenha um papel na popularização da cirurgia plástica entre os homens. Com o aumento do foco na estética e no aspecto físico, muitos homens sentem uma pressão adicional para atender aos padrões de beleza modernos. É uma nova era da masculinidade, em que as cirurgias plásticas ganham grande destaque por proporcionar resultados estéticos transformadores”, explica o cirurgião plástico Dr. Tácito Ferreira.
Ginecomastia - A ginecomastia é uma condição relativamente comum em homens que apresentam mamas superdesenvolvidas ou aumentadas. “A condição pode ser resultado de alterações hormonais, hereditariedade, obesidade ou uso de certos medicamentos, como uso de testosterona. A cirurgia de correção de ginecomastia reduz o tamanho das mamas nos homens, corrigindo aréolas grandes e realçando os contornos do tórax”, diz o cirurgião plástico Dr. Guilherme Guardia Mattar.
Transplante capilar – A cirurgia de transplante capilar é um sonho de muitos homens que sofrem com calvície, ou alopecia androgenética, afinal, a queda capilar provocada pela condição pode causar grande impacto na autoestima do paciente. “O procedimento também pode ser indicado para restaurar e/ou aumentar a densidade capilar de outras áreas, como barba e sobrancelhas, para reduzir o tamanho da testa ou mesmo para reparar sequelas de procedimentos prévios, como cicatrizes de lifting facial ou resultados insatisfatórios de outros transplantes capilares”, afirma o Dr. Diogo Coimbra, cirurgião plástico especialista em transplante capilar.
Lipoaspiração – A lipoaspiração masculina é focada não só na remoção da gordura, mas no realce – e até hipertrofia – dos músculos. Na técnica uGraft, uma grande novidade, a lipoaspiração aproveita a gordura retirada para injetá-la no interior do tecido muscular, promovendo uma hipertrofia (aumento) do músculo. “A técnica é mais completa, pois além de aspirar a gordura que visualmente impede a definição do tanquinho, ainda promove a hipertrofia do músculo por meio do enxerto de gordura que é rico em células-tronco”, diz o cirurgião plástico Dr. Tácito Ferreira.
Realizada geralmente para melhorar a definição muscular do abdômen, o procedimento também pode ser feito nos músculos deltoides (ombro), peitorais, bíceps e tríceps.
Rinoplastia – Apesar da técnica da rinoplastia ser igual para homens e mulheres, a maior distinção na cirurgia entre os dois públicos é o objetivo estético final, com o conceito de nariz harmonioso diferente para os dois sexos. “Isso ocorre porque a medida do nariz dos homens é maior do que a das mulheres, com características como a projeção e rotação menor da ponta, variando entre 90 e 95 graus nos homens e 95 a 105 graus nas mulheres, além de um dorso mais retilíneo e uma pele mais grossa”, explica o Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico.
DR. PAOLO RUBEZ: Cirurgião plástico formado pela UNIFESP, é membro da BAPS (Brazilian Association of Plastic Surgeons), da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da Sociedade de Cirurgia de Enxaqueca dos EUA. Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico tem 8 Observerships com o Dr. Bahman Guyuron em Cirurgias Plásticas Faciais, em Cleveland – EUA. É idealizador do Migraine Surgery Academy, que ensina e estimula cirurgiões plásticos de todo mundo a realizarem as cirurgias de enxaqueca a fim de beneficiar mais pacientes com o tratamento. Instagram: @drpaolorubez
DR. TÁCITO FERREIRA: Cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), da Associação Médica Brasileira e da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (ANADEM). Formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), tem especialização em lipoaspiração de alta definição (Body Sculping Definition Course) pela Instituição Body Countouring Academy & Faculdade de Medicina de Santos. Instagram: @drtacito.f
DR. DANILO S. TALARICO: Médico Graduado há 15 anos pela PUC-Campinas, Professor do Instituto da Pele de São Paulo (IPSP-Centro Universitário Ítalo Brasileiro) e da Faculdade Primum (Antigo Instituto BWS) nos cursos de Dermatologia, Tricologia, Transplante Capilar (Cirurgia Capilar) e Medicina Estética. Speaker Científico e Adviser Científico de Indústrias Farmacêuticas e Indústrias de Tecnologias Médicas. Pós-graduado em Dermatologia Clínica-Cirúrgica, Transplante Capilar e Tricologia Médica, Medicina Estética e Perícia Médica. CRM: 135.299-SP. Instagram: @drdanilotalarico