Bob Dylan: 7 curiosidades sobre sua vida
Bob Dylan nasceu em 24 de maio de 1941, há exatos 80 anos. Seu nome de batismo é Robert Allen Zimmerman e o artista se tornou uma das figuras mais importantes da cultura popular. Cantor, compositor, escritor, ator, pintor e artista visual, Dylan se tornou referência por suas músicas repletas de poesia e com versos compridos. Sobretudo, com letras cheias de significado a favor dos direitos civis e contra a Guerra do Vietnã.
Entre suas obras mais icônicas estão "Like A Rolling Stone", "Blowin' In The Wind", "Tangled Up In Blue", "Mr. Tambourine Man", "Just Like A Woman", "Lay Lady Lay", "It's All Over Now Baby Blue", "Desolation Row" e "Hurricane".
Para celebrar as 8 décadas de vida, confira algumas curiosidades sobre um dos maiores músicos do mundo.
1 - Maconha para os Beatles
O artista foi quem apresentou a maconha para os Beatles. Em uma entrevista, Paul McCartney revelou que o grupo estava hospedado no mesmo hotel que o cantor e ao sentirem um cheiro diferente vindo do quarto de Bob se dirigiram para saber o que era. "Todos dissemos: 'Nos dê um pouco! Então, essa foi a primeira vez que ficamos chapados", revelou Paul.
2 - Fã de hip-hop
Dylan é um grande fã do estilo música e seus artistas preferidos no segimento são: Ice-T, Run-DMC, Public Enemy e NWA. "Eles são todos poetas e sabiam o que estava acontecendo", disse o artista em entrevista. A canção "Subterranean Homesick Blues", de 1965, é considera por alguns rappers uma das primeiras canções de rap moderno da história.
3 - Bandas no colégio
O talento de Bob Dylan já despontava ainda muito jovem. Bob participou de bandas na época do colégio tocando piano e violão. Os nomes de seus grupos eram The Jokers, The Shadow Blasters, The Golden Chords e The Rock Boppers.
4 - Nunca conseguiu ser nº 1
Mesmo sendo um fenômeno mundial, Bob Dylan jamais teve sua música no número das paradas de sucesso nos Estados Unidos ou no Reino Unido.
5 - Ignorou Woodstock
Em 1969 o artista chocou os fãs em não aceitar participar do festival de Woodstock. Dylan optou por comparecer a um evento que pagaria 35 mil libras a mais e em que seria a atração principal. Sua participação no festival da Ilha de Wight contou com a presença estrelada dos Beatles na plateia.
6 - Dezessete casas
Segundo Howard Sounes, biografo do artista, Bob reside em Malibu, na Califórnia, mas possui 17 casas espalhadas em todo mundo.