Beleza masculina: como usar o secador sem danificar os fios?
O mercado de beleza masculina cresce entre as tendência para 2025, cortes médios e compridos com volume e movimento, como o famoso mullet, podem exigir o uso de secador na hora da modelagem. Mas a ferramenta deve ser utilizada da maneira correta para evitar danos aos fios.
Os homens estão cada vez mais vaidosos e os cabelos têm assumido papel de destaque nessa transformação. De cortes modernos a rotinas completas de cuidados, eles estão investindo cada vez mais em produtos e tratamentos para os fios. Não é à toa que o mercado de cuidado capilar masculino, avaliado em US$ 40 milhões em 2020, deve atingir US$ 54 milhões até 2030, segundo relatório da Allied Market Research. Essa mudança reflete não apenas um interesse maior pela aparência, mas também uma busca por autoconfiança e bem-estar.
Segundo Ana Paula Kascher, diretora comercial da B.URB., a tendência para cabelos masculinos em 2025 são cortes maiores, com comprimento médio e longo, com mais movimento e volume. Nesse cenário, além dos produtos clássicos, como pomadas, shampoos e condicionadores, acessórios para o cuidado dos cabelos também passam a fazer parte da rotina masculina, como o secador. Especialmente porque cortes que vão fazer sucesso nesse ano, como o Old Money, o pompadour, o mullet e o mod cut, precisam ser modelados – e aqui entra o secador. Mas, na hora de secar e modelar o cabelo, é muito importante tomar cuidado durante o uso dessa ferramenta poderosa.
“As altas temperaturas dos secadores danificam as proteínas do cabelo e deixam os fios frágeis. Uma vez que a cutícula está danificada, o equilíbrio de hidratação é perdido e seu cabelo fica mais ressecado e propenso à queda”, explica a Dra. Lilian Brasileiro, médica e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Isso não quer dizer que o secador não possa ser usado. Na verdade, quando se trata de um fio um pouco mais longo, que tende a demorar mais para secar, o secador pode ser sim um aliado. “O cabelo demora mais de um dia para secar naturalmente, então o secador é bem-vindo para não deixar o couro cabeludo úmido – o que favorece a proliferação de fungos e o surgimento de problemas como a dermatite seborreica”, diz a médica. Ainda assim, o ideal é limitar o uso do secador a máximo três dias por semana.
Mas, sempre que optar por usá-lo, é importante adotar algumas medidas para evitar danos aos fios. Por exemplo, antes do uso do secador, é recomendado retirar o excesso da umidade dos fios com uma toalha. “Assim, você precisa usar o secador por menos tempo. Aposte em toalhas de tecidos macios, como algodão e microfibra, que vão ajudar também a controlar o frizz, e evite esfregar a cabeça, pois esse hábito pode quebrar os fios. Utilize a toalha apenas para amassar os cabelos com cuidado”, aconselha a Dra. Lilian.
Atente-se também à temperatura do aparelho, que, preferencialmente, deve ser utilizado sempre na opção de ar menos quente. “Lembre-se que, quanto mais curtos os fios, mais rápido eles secam. Já cabelos mais longos demoram mais para secar. Então, adeque a temperatura a sua necessidade, mas sempre evitando utilizar o secador muito quente”, aconselha a médica, que ainda ressalta sobre a importância de manter uma boa distância entre o secador e os cabelos. “Manter o secador distante dos cabelos é importante para evitar que o ar quente cause queimaduras nos fios e no couro cabeludo, causando danos às fibras e raízes do cabelo. O ideal é que essa distância seja de, no mínimo, 10cm”, acrescenta.
Outra dica muito importante para utilizar o secador sem danificar os fios é aplicar, previamente, um produto que ofereça proteção térmica. “O protetor térmico conta com ingredientes, como óleos, que criam uma barrira protetora da fibra capilar, selando a cutícula e diminuindo a perda de água, o que evita o ressecamento, o frizz e a quebra”, diz a médica. Grande parte desses produtos encontrados no mercado ainda são multifuncionais, conferindo benefícios adicionais além da proteção térmica. “Alguns produtos contam com propriedades nutritivas e hidratantes para tornar os cabelos mais brilhantes e sedosos. Outros são capazes de conferir fixação para já ajudar na modelagem dos fios. A escolha depende da necessidade de cada pessoa”, pontua a Dra. Lilian. Os leave-ins, por exemplo, são ótimas opções de protetores térmicos, como o Day Use, da B.URB, que ainda age como tratamento, reparando as partes danificadas para deixar o cabelo com mais brilho, maciez, sedosidade.
Existem ainda produtos que, além de multifuncionais, são termoativados, o que quer dizer que conferem benefícios adicionais quando são expostos ao calor, sendo assim ótimas opções para serem usados em conjunto com o secador. “O fio não foi projetado para suportar altas temperaturas, como a do secador. E como os homens vem utilizando cada vez mais o secador, então é muito bacana ter um produto termoativado em casa que ajuda na estilização e ainda oferece benefícios como proteção térmica e tratamento” explica Ana Paula. É o caso do Grooming +Cabelo Rednek, um modelador capilar líquido de alto poder de fixação. “Além de manter os cabelos no lugar e conferir hidratação e alinhamento da fibra capilar, o produto também proporciona um aumento de volume dos cabelos de até 50% após o uso do secador ao mesmo tempo em que protege os fios dos danos causados pela ferramenta, pois oferece proteção térmica”, destaca a diretora comercial da B.URB.
Seguindo esses cuidados, você pode utilizar o secador normalmente e, conforme seca, modelar os cabelos de acordo com a sua preferência. “Lembre-se de direcionar o ar do secador para o lado que quer que o penteado seja feito. Você pode utilizar uma escova também para auxiliar na modelagem. E, no caso de cabelos cacheados, o uso de um difusor acoplado ao secador pode ajudar para manter a definição”, finaliza a Dra. Lilian Brasileiro.