Dia dos namorados: por que a data é comemorada em junho no Brasil?
Descubra o motivo que fez o Brasil eleger o dia 12 de junho como data para celebrar o romance, desde 1948.
Diferentemente dos Estados Unidos da América e da Europa que comemoram o tradicional “Valentine´s Day” (Dia de São Valentim) em 14 de fevereiro, o Brasil elegeu o dia 12 de junho como data para celebrar o romance, desde 1948.
A causa para isso é puramente comercial. A ideia de marcar uma data para comemorar a união dos casais é de João Doria, pai do governador de São Paulo, João Doria Jr. Tudo teve início quando a agência Standart Propaganda, de Doria, foi contratada pela loja Exposição Clipper, com a meta de alcançar melhor resultado nas vendas no mês de junho, no qual sempre havia uma queda no faturamento.
Com base no sucesso mercadológico do dia das mães, Doria resolveu lançar mais uma data em que fosse de praxe a troca de presentes. Assim surgiu o Dia dos Namorados no Brasil, cuja propaganda de lançamento da data trazia os seguintes slogans :"Não é só com beijos que se prova o amor!" e "Não se esqueçam: amor com amor se paga". A campanha foi considerada a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda.
No ano seguinte, a data comemorativa alcançou mais regiões e em pouco tempo se tornou nacional. Hoje, está na terceira colocação entre as melhores datas para o comércio, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães. Estima-se que o Dia dos Namorados movimente cerca de R$1,5 bilhão. Já o Valentine´s Day tem origem bastante distante da atualidade.
Comemorada desde o século V, há algumas teorias sobre a origem da celebração. A mais propagada é a de que São Valentim foi um padre romano condenado à morte durante o séc. III. O padre teria contrariado o imperador Claúdio II, ao defender o casamento como parte dos desígnios de Deus e celebrá-los sigilosamente. O imperador banira as cerimônias por crer que soldados solteiros tinham melhor rendimento como militares. Ao descobrir a quebra da lei, condenou o padre à prisão e o sentenciou à morte.
Durante o tempo em que esteve preso, Valentim apaixonou-se pela filha de um carcereiro. No dia de sua execução, deixou uma carta de amor à moça, sendo essa a origem do hábito de enviar cartões ao amado no dia 14 de fevereiro. Dois séculos depois, a data passou a ser celebrada, quando o papa Gelásio instituiu o Dia de São Valentim.