Elon Musk e Nasa fazem parceria para procurar água na Lua
De acordo com a NASA, o veículo de Exploração Polar para Investigação Volátil (Viper) pousará no polo sul da Lua em 2023 com o objetivo não apenas de procurar por água, como também outros elementos, ainda não divulgados.
A missão será localizada próxima à borda ocidental da cratera Nobile, com a pretensão de explorar a superfície e subsuperfície da área. Para isso, o Viper percorrerá cerca de 93 milhas quadradas da área lunar.
A equipe da agência calculou as trajetórias viáveis para o veículo, com base nos locais onde os painéis solares do Viper podem ser usados para carregar e conservar o calor durante a viagem espacial.
O Viper será lançado pelo foguete Falcon Heavy da Space X, empresa de transporte espacial de Elon Musk. A missão pretende recolher amostras de três locais em áreas marcadas da Lua, de diferentes profundidades, para auxiliar na previsão de regiões lunares propícias à existência de gelo.
"Estamos à procura de respostas para algumas perguntas bastante complexas, e estudar esses recursos na Lua, que resistiram ao teste do tempo, vai nos ajudar a responder. Nenhuma missão anterior à superfície lunar explorou essa região", declarou Anthony Colaprete, coordenador do projeto.
Para a agência espacial norte-americana, os dados contribuirão para que cientistas de todo o mundo saibam mais sobre a origem cósmica, a evolução e a história de nosso satélite natural.