Carro transformer: conheça o carro que estica e aumenta
A Renault acaba de apresentar ao mundo o Morphoz, um protótipo que antecipa os futuros veículos da marca que vão começar a serem comercializados ainda em 2020. O SUV é definido pela marca francesa como um elétrico de uso pessoal e possui um sistema de direção semiautônomo de nível 3, com maior grau de automação se comparado aos sistemas atuais e que ainda não dispensa o condutor.
O Morphoz é montado sobre a plataforma modular CMF-EV, construída para uso nos futuros elétricos das marcas da Aliança Renault-Nissan. Apesar de parecer só mais um SUV futurista elétrico, o conceito inova ao oferecer uma carroceria de tamanho ajustável de acordo com a configuração de uso. No modo urbano “City”, o SUV fica com 4,40 m de comprimento e traz um conjunto de baterias de 40 kWh, que garantem uma autonomia de 400 km.
Já na configuração “Travel”, o Morphoz vai a 4,80 m, ganhando espaço adicional para bagagem e passageiros, além de abrigar um conjunto de baterias adicionais de 50 kWh – isso permitem ao elétrico rodar até 700 km. Além de crescer no comprimento, o desenho da carroceria também é alterado para diminuir o arrasto aerodinâmico em velocidades maiores de estrada.
O interior se destaca pelo volante com um painel de instrumentos digital incorporado e pelos banco dianteiro do passageiro que pode se virar para o assento traseiro.