Familia real está perto do seu fim definitivo
Revelações polêmicas, desgastes e cada vez menos aprovação popular dificultam a permanência da realeza britânica na história moderna. Confira o que uma das maiores especialistas afirma sobre o tema.
A família real britânica vem enfrentando muitos desafios e problemas com sua imagem ao longo dos anos. Desde que o príncipe Harry e sua esposa Meghan Markle pediram afastamento de seus deveres oficiais em 2020, particularidades que afetam intensamente a instituição real, vem aparecendo, assim, dificultando a aprovação popular de Charles - ao contrário da rainha Elizabeth II, que tinha um alto índice em questão. Outros escândalos, como o envolvimento de Andrew em casos de abusos sexual, ajudaram a abalar ainda mais a estrutura da monarquia britânica.
O Príncipe George nunca reinará e a monarquia britânica se encerrará após o reinado do Príncipe William, primogênito do Príncipe Charles. Essa é a hipótese da premiada escritora Hilary Mantel, cujos livros figuram entre os mais vendidos da história recente do Reino Unido. Ela divulgou sua teoria em entrevista ao jornal britânico
Intitulada Dama da Coroa Britânica, Mantel é responsável por uma série de livros de ficção histórica sobre o período Tudor da realeza britânica. Pelos primeiros dois livros de sua trilogia ‘Wolf Hall’, recebeu o prêmio Brooker, um dos mais prestigiados da língua inglesa, em 2009 e 2012.
Mesmo admirando as realizações da Rainha Elizabeth II e do Príncipe Charles na representação da coroa britânica, Mantel teme o fim da monarquia em um futuro próximo.
“É muito difícil compreender a lógica por trás da monarquia no mundo moderno, quando todo mundo é uma celebridade”, disse Mantel ao justificar suas considerações sobre o aumento do desprestígio da monarquia britânica.
Sobre Charles, a autora declarou: “Ele é um homem muito reflexivo, tenho certeza de que pensa muito sobre seu papel e o que ainda significa. Ser rei é um conceito muito antigo e tem uma dimensão sagrada”.
De acordo com os cálculos da escritora, entretanto, o futuro da monarquia está restrito a apenas mais “duas gerações”.
Com a morte da Rainha Elizabeth II, o Príncipe Charles herdou a coroa e, em seguida, o Príncipe William será, para ela, o último a ocupar o trono. Dessa forma, o Príncipe George, primogênito de William, nunca chegará a ser rei. Os assessores da família real britânica ainda não se pronunciaram publicamente sobre a hipótese de Mantel.