Hommes

Filipe Bragança conta como é dar vida a ícones nacionais no cinema

Filipe Bragança revela detalhes exclusivos à L'Officiel Hommes Brasil sobre sua transformação em Sidney Magal e preparação para dar vida a Amyr Klink

clothing sleeve adult male man person shirt face head portrait
Felipe Bragança (Foto: Jorge Bispo)

Filipe Bragança é um dos jovens talentos mais promissores da tv e cinema brasileiro, que vai além de projetos em novelas como "Elas por Elas", ele compartilhou com a L'Officiel Hommes Brasil detalhes sobre seus projetos, sua vida pessoal e suas paixões. Em uma conversa envolvente, Filipe revelou a intensa preparação para viver Amyr Klink no filme "100 Dias", dirigido por Carlos Saldanha, que começa a ser rodado em julho. Ele destacou a importância de interpretar figuras históricas como Amyr e Sidney Magal, afirmando que o maior desafio é fazer justiça à complexidade desses personagens reais. Para Filipe, o processo envolve um mergulho profundo e quase obsessivo na vida e no contexto de cada papel, o que ele considera fundamental para entregar performances autênticas e emocionantes.

Além de discutir seus trabalhos no cinema e na TV, Filipe abriu um pouco de sua vida fora dos sets. Apaixonado por moda e com um estilo pessoal discreto, ele valoriza o conforto e a autenticidade em suas escolhas de vestuário, preferindo peças simples, mas cheias de personalidade, como seu inseparável All Star rosa. Ele também revelou sua paixão pela natureza e pelo mar, que considera um refúgio essencial para recarregar as energias. No que diz respeito ao autocuidado, Filipe aposta em uma alimentação equilibrada, exercícios regulares e simplicidade, acreditando que o essencial para uma boa aparência é cuidar do corpo e da mente de forma natural e descomplicada. Essa combinação de dedicação profissional e um estilo de vida saudável e autêntico faz de Filipe Bragança um exemplo inspirador para a nova geração.

Confira abaixo nossa conversa com o ator:

finger person face head portrait adult male man sleeve solo performance
Foto: Jorge Bispo

L’Officiel Hommes Brasil- Filipe, como foi a experiência de viver Sidney Magal no cinema? Quais foram os maiores desafios e surpresas durante essa jornada? Tem alguma história engraçada ou curiosa dos bastidores de "Meu Sangue Ferve Por Você" que possa compartilhar?

Filipe- Viver Sidney Magal foi uma experiência absolutamente única e inesquecível pra minha vida pessoal e profissional. Trata-se de um personagem icônico da cultura brasileira, dos artistas mais autênticos que temos. Portanto foi uma grande honra interpretá-lo, além de um desafio e tanto que me exigiu vocalmente e fisicamente, já que eu tive que cantar e dançar como ele no filme. Eu já sabia cantar e dançar, mas que tive que direcionar essas habilidades pra chegar o mais próximo do personagem. Foi, sobretudo, um processo divertido e prazeroso, em que pude me desafiar e dividir cena com parceiros incríveis que me marcarão pra sempre.

L’Officiel Hommes Brasil- A novela "Elas por Elas" trouxe novos aprendizados para sua carreira? O que você mais gostou de interpretar nesse projeto? Como você se prepara para papéis tão diferentes, como o de Sidney Magal e o de Amyr Klink?

Filipe- “Elas por Elas” foi uma baita jornada. Qualquer novela é uma espécie de faculdade de artes cênicas, caso o ator saiba aproveitar a experiência. É um processo muito longo, que envolve muito trabalho, responsabilidade e energia. Pra mim foi assim, um trabalho que me exigiu muito e acredito que me tornei um ator mais preparado depois disso. Até porque, Giovanni foi um personagem maravilhoso que me proporcionou grandes desafios e evoluiu de maneira muito bonita e instigante durante a novela. Fui muito feliz ao intepretá-lo. E, claro, um personagem totalmente diferente de Sidney Magal e Amyr Klink, mas acredito que o meu “método”, que não sei se posso chamar assim, já que o estudo cada personagem me conduz intuitivamente, trata-se de um olhar profundo sobre aquele ser, que me estimula sempre a buscar referências na realidade e na ficção, e mergulhar quase de maneira obsessiva no universo em que habita tal personagem. É complexo, eu ficaria horas falando sobre o meu processo, mas se for assim ninguém vai ler a matéria até o final, rs.

body part face head neck person adult male man
Foto: Jorge Bispo

L’Officiel Hommes Brasil- Quais são seus hobbies favoritos quando não está atuando? Alguma dica para os leitores que querem equilibrar trabalho e lazer?

Filipe- Olha, eu não sou a melhor pessoa para falar sobre equilíbrio entre trabalho e lazer, porque o trabalho é sempre a minha prioridade e, como disse, mergulho quase obsessivamente no processo. Mas, para mim, é sempre muito importante ter uma rotina equilibrada e saudável, fisicamente e intelectualmente também. Gosto muito de me exercitar diariamente, correr, ir à academia; gosto muito de comer bem, aliás adoro cozinhar, ir a restaurantes novos, bares, tomar uns drinks legais, sair com amigos. Principalmente quando essas saídas envolvem cinema, teatro. Em casa, eu gosto muito de ver filmes, tanto bons quanto ruins, e leio muito também. A cada ano que passa, eu leio mais, e gosto disso. E amo passar algumas horas no meu piano ou acompanhado do meu violão; e algumas outras horas no vídeo game, se der, quem sabe...

L’Officiel Hommes Brasil- Como descreveria seu estilo pessoal no dia a dia? Alguma peça de roupa ou acessório que você não abre mão? Você tem algum ícone de estilo que te inspira na hora de se vestir?

Filipe- Sou bem discreto para me vestir. Gosto de me vestir bem, mas não me importo nem um pouco com a marca da roupa, aliás, fujo de comprar roupas de marcas caras porque acho desnecessário. Posso me vestir bem, do meu jeitinho simples e básico. E sempre me acompanham meus anéis, brincos e colares. No dia a dia, meus all star coloridos não podem faltar.

knitwear sweater sweatshirt hoodie hood adult male man person face
Foto: Jorge Bispo

L’Officiel Hommes Brasil- Quais são seus cuidados diários com a pele rotina de skin e o cabelo? Algum produto ou dica que você recomenda? A rotina de cuidados muda muito entre seus personagens?

Filipe- A rotina muda bastante a depender do meu trabalho e qual personagem estou interpretando. Mas pele e cabelo? Sinceramente, crianças, comam direito, façam atividade física, tenham um sabonete e um protetor solar legais e já tá de bom tamanho pra ter uma pele e cabelo legais. Sem inventar moda. Comigo é assim.

L’Officiel Hommes Brasil- Nos sets de filmagem, qual foi o momento mais marcante para você até agora, tanto em "Meu Sangue Ferve Por Você" quanto em "100 Dias"?

Filipe- Tenho muitas memórias marcantes de “Meu Sangue Ferve por Você”, mas me lembro e guardo com carinho o momento em que, durante a filmagem de uma cena de show, em que eu cantava e dançava, o próprio Magal veio até mim após assistir a gravação, e me disse, emocionado: “Acabei de me ver no palco. Assisti ao show de Sidney Magal. Obrigado por isso.”

 “100 Dias” ainda não começou a ser filmado, mas o processo de preparação já tem sido tão intenso e profundo que não vou me esquecer do que estou vivendo agora tão cedo.

head person face photography portrait body part neck adult male man
Foto: Jorge Bispo

L’Officiel Hommes Brasil- Filmar "100 Dias" certamente vai envolver muita natureza. Você tem alguma conexão especial com o mar ou atividades ao ar livre? Quais são seus lugares favoritos para se reconectar com a natureza e recarregar as energias?

Filipe- Por sorte, sou apaixonado pelo mar. Aliás, é uma conexão antiga, que vem desde a infância, e que meu trabalho também me trouxe. Em “DOM”, Victor, meu personagem era mergulhador na primeira temporada. Fiz muitas aulas e todas as cenas de mergulho sem precisar de dublê. Na segunda temporada aprendi a velejar. O mar sempre falou comigo, especialmente agora durante essa preparação. E, para mim, é onde eu gosto de estar pra relaxar e me desligar do mundo. Viajar para uma praia e me hospedar em uma pousadinha simples e charmosa em frente à praia é uma delícia. Mas também amo um sítio, uma cachoeira.

L’Officiel Hommes Brasil- Estamos ansiosos para "100 Dias". O que você pode nos adiantar sobre o filme e sua preparação para viver Amyr Klink? E como você lida com a responsabilidade de interpretar figuras históricas e reais?

Filipe- Também estou muito ansioso! A preparação tem sido a mais intensa que já vivi até hoje. Envolve o estudo de um personagem maravilhosamente complexo em uma situação muito específica e solitária. Mergulhei de cabeça. Tenho buscado referências em filmes e documentários, estudado muito sobre embarcações históricas e tentativas da mesma travessia. Devorei o livro “100 Dias” em uma semana e logo em seguida li “Cem Anos de Solidão”, livro que Amyr estava lendo durante a travessia do Atlântico. Além disso, a parte mais difícil tem sido justamente a solidão. Tenho estado bem recluso, tentando encontrar poucos amigos para experimentar um pouco do isolamento, já que Amyr viveu isso durante tanto tempo. E claro, a dieta. Amyr estava magro antes de iniciar a viagem, mas chegou ao Brasil bem mais magro após tanto tempo no mar remando durante 8 horas por dia. Quero perder bastante peso para chegar o mais próximo possível do físico que o personagem exige e pra isso estou fazendo uma dieta bastante restritiva e me exercitando de maneira intensa diariamente. Está aí, é assim que eu lido com essa responsabilidade: com todo o respeito e disciplina possíveis. Deixando claro que enquanto ator, esse meu comprometimento é aplicado para qualquer personagem, seja ele fictício ou não. Meu trabalho sempre vai ser o mesmo e pretendo cumprir sempre com a mesma dedicação.

head person face neck adult male man photography portrait smile
Foto: Jorge Bispo

L’Officiel Hommes Brasil- Quais são os maiores desafios de ser um ator tão versátil, transitando entre televisão, cinema e teatro? Como a experiência de trabalhar em diferentes mídias tem influenciado sua abordagem para cada papel?

Filipe- Acho que se trata menos de um desafio e mais de um privilégio. Me considero muito sortudo por poder transitar entre todas essas linguagens com tamanha constância e me sinto muito realizado por isso; poucos atores têm essas oportunidades. E, claro, o desafio é entender como se comportar em cada ambiente e dentro de cada uma dessas linguagens. Para fazer direito é preciso conhecer o meio, portanto é importante que qualquer ator assista muito teatro, cinema, tv. Como entretenimento, mas também como uma forma de estudo constante. E, assim, aprendendo a nos apropriar das linguagens, é possível adaptar os conhecimentos entre elas e levar um aprendizado do teatro, por exemplo, para a TV. É assim que eu faço.

L’Officiel Hommes Brasil- Quais são seus próximos projetos e desafios que você está mais empolgado em compartilhar com seus fãs? Alguma novidade profissional que possa nos contar?

Filipe- No momento, como disse, “100 Dias” está me exigindo de corpo e alma, então estou totalmente focado nisso no momento.

body part face head neck person adult male man photography portrait
Foto: Jorge Bispo

Jogo rápido

L’Officiel Hommes Brasil- Um personagem que te marcou profundamente?

Filipe- Luiz, Últimas Férias (Star+)

L’Officiel Hommes Brasil- Uma peça de roupa que você não vive sem?

Filipe- Meu All Star Rosa

L’Officiel Hommes Brasil- Qual é a sua rotina de autocuidado essencial?

Filipe- Boa alimentação e academia sempre.

L’Officiel Hommes Brasil- Um lugar no mundo que te inspira?

Filipe- Chapada Dos Veadeiros

L’Officiel Hommes Brasil- Qual foi o maior desafio na sua carreira até agora?

Filipe- O que estou vivendo nesse exato momento.

L’Officiel Hommes Brasil- Uma dica para quem quer seguir carreira artística?

Filipe- Assista teatro, cinema e TV obsessivamente, conheça a arte que você quer fazer.

L’Officiel Hommes Brasil- O que te motiva todos os dias?

Filipe- Minha vontade de inspirar alguém, assim como me inspiram aqueles que contam histórias.

head person face photography portrait adult male man neck smile
Foto: Jorge Bispo

Tags

Posts recomendados