Hommes

Futebol: quem é o jogador dono de uma fortuna de 105,1 bilhões?

Apesar de já ter completado cinco temporadas como profissional, o jogador ainda não marcou seu primeiro gol em clubes.

neck head face person body part man adult male

O jogador de futebol mais rico do mundo é um atacante de 24 anos. Apesar de já ter completado cinco temporadas como profissional, ainda não marcou seu primeiro gol em clubes.

Faiq Bolkiah é membro da família real de Brunei, um pequeno país insular do sudeste asiático, que conta com enormes reservas de petróleo e gás natural. O atacante integra atualmente o Chonburi FC, sétimo colocado na última edição do Campeonato Tailandês. Bolkiah esteve em campo em 14 das últimas 15 partidas de seu time na liga nacional e foi titular na maior parte delas, tendo feito quatro assistências e sendo eleito o craque do jogo duas vezes.

A boa atuação lhe garantiu a extensão do contrato até dezembro de 2024. Anteriormente o vínculo estava previsto para apenas um semestre. No Chonburi, o jogador vive uma situação bem distinta daquelas pelas quais passou em outros times, nos quais não foi utilizado em nenhuma partida da equipe principal.

 
 

Não é de se espantar, portanto, que, com tão poucos jogos disputados na carreira, o atacante ainda busque o primeiro gol no futebol de clubes. A única vez em que balançou as redes foi pela seleção de Brunei.

Bolkiah nasceu nos Estados Unidos, mas têm cidadania do país sob o comando de sua família paterna. A fortuna do atleta é estimada em US$ 20 bilhões (R$ 105,1 bilhões), cerca de 40 vezes mais do que o patrimônio conquistado por Cristiano Ronaldo durante a carreira.

A diferença entre os dois é que a fonte da riqueza de Bolkiah independe de seu talento em campo. O atacante é sobrinho de Hassanal Bolkiah, monarca famoso por ostentar, que já contratou Michael Jackson para cantar no seu aniversário de 50 anos – um evento com aproximadamente 60 mil pessoas. O jogador também é filho do príncipe Jefri, que foi ministro da Economia do irmão mais velho por mais de uma década.

As conexões familiares proporcionaram a Bolkiah a melhor formação que um jogador de futebol pode ter. Nas categorias de base, passou por Southampton, Arsenal e Chelsea, todos da primeira divisão inglesa. Nessa etapa, o atacante disputou partidas da Youth League, a versão para adolescentes da Liga dos Campeões da Europa. Entretanto, só conseguiu efetivamente se consagrar como atleta da modalidade quando abandonou o sonho de atuar na Europa e retornou para mais perto de casa.

 
 
 
 
 
 

Tags

Posts recomendados