Mateus Carrilho compartilha o universo de "Menino"
Em entrevista exclusiva o cantor e compositor Mateus Carrilho, compartilha seu processo criativo e tropicalidade
Mateus Carrilho está de volta para impressionar! O cantor e compositor explora novamente origens de uma brasilidade simplista e nostálgica para seu novo lançamento "Menino". Uma canção Pop, com as nuances da MPB, que dá start aos preparativos do primeiro álbum de estúdio do cantor.
Falando de amor genuíno, ele enaltece aquela companhia que nos deixa totalmente sem ar, assim que nos deparamos com o amor. Apaixonado por um amor de verão, o personagem de Carrilho, não consegue tirar “o menino” da cabeça e quer demonstrar esse sentimento, desde a primeira troca de olhares até a sensação de pertencer de fato a ele.
A sonoridade do single é uma prévia do que o Mateus irá trazer em seu primeiro disco, mesclando o Pop, com sons que passam pelo Samba, Bossa Nova e MPB. Uma verdadeira celebração do que é do Brasil, do que é nosso e uma forma de valorizarmos toda a riqueza que temos por aqui.
“Menino é dançante, solar e envolvente, assim como meu disco que vai pra vários lugares e são reflexo desse país que me ensinou tanta coisa bonita.”
O videoclipe traz um cenário contemporâneo, com aspecto vintage, que revisita elementos clássicos que remetem à cidade do Rio de Janeiro. O visual apresenta uma nova fase do Mateus, com elementos mais clássicos, solares e leves. O amor e a simplicidade da vida são trazidos logo nos primeiros segundos, onde diversos meninos estão correndo rumo ao mar, exaltando a beleza natural de cada um deles.
Em entrevista exclusiva Mateus Carrilho compartilha com L'Officiel Hommes o que é sonhar e viver esse eterno verão de "Menino", confira:
L'Officiel Hommes: Como você enxerga a estética brasileira como ponto de inspiração? Existe algum elemento específico que te conecte com suas origens?
Mateus Carrilho: A estética brasileira sempre esteve presente no meu trabalho, tanto o single "Menino", quanto o disco são sobre ter sempre bebido da brasilidade e imprimir isso no pop que eu faço. Por ter sido um garoto que nasceu no interior do Brasil e com um pai boêmio, todas esses símbolos brasileiros como entrar na casa dos vizinhos, brincar até tarde na rua, ver meu pai sempre em uma roda de música com os amigos é algo que me conecta, assim como acredito que o fato das pessoas no interior serem calorosas e se divertirem com o pouco, são os elementos que carrego comigo até hoje.
L'Off: O seu novo lançamento "Menino" carrega a tropicalidade já característica de suas músicas, quais são suas maiores inspirações?
Mateus: Para esse disco a música brasileira realmente foi o ponto de partida, só que dessa vez esses elementos estão presentes de forma madura e elegante, principalmente por ter me dedicado ainda mais a estudar grandes compositores e cantores, como Jorge Ben, Caetano e Chico Buarque em uma mistura com uma nova geração como João Gomes e Kevin o Chris. Analisei e criei bastante a partir desse gosto pessoal, criando uma mistura que construísse algo que pudesse ser para sempre e que eu possa me orgulhar daqui 10,20… anos.
L'Off: O que esse "Menino" tem de tão especial que faz dele a sua procura incessante? Quem são os "Meninos" dos seus sonhos no mundo da música?
Mateus: Acho que o menino brasileiro tem aquele calor e swing únicos, principalmente os cariocas, dos quais vivi bastante romances de verão. O Rio de Janeiro para mim é uma cidade que exala paixão, amor, sensualidade e sexualidade, então é muito mais sobre o quanto o Rio de Janeiro é atraente e os meninos do Brasil estão nesse sentimento. Para mim existem diversos meninos dos sonhos, tanto internacionais como Steve Lacy, Omar Apollo e Frank Ocean e meninos do Brasil, que não são mais "meninos", como Djavan e Caetano.
L'Off: Como funciona o seu processo criativo durante o desenvolvimento de um novo clipe? O que não pode faltar? Existe algum "easter egg" que una toda a linha temporal de Mateus Carrilho?
Matheus: O meu processo criativo é muito desenvolvido a partir do "frescor", sempre muito ligado às tendências aliadas ao meu "feeling" do que observo, sempre antes de atingirem um grande público, mas que sejam sempre uma chama de novidade que me faça borbulhar em pensamentos. No momento estou muito ligado às minhas raízes e aos artistas que construíram estéticas particularmente brasileiras, para mim uma linha que une esse Mateus Carrilho é o fato de beber da cultura popular, que hoje está ligado ao meu trabalho de refinamento dessa interação do povo e livre das ruas.
L'Off: O quanto você se envolve na escolha do figurino? Qual o seu look favorito de "Menino"?
Mateus: Eu me envolvo em tudo, falo com a equipe inteira, sempre mandando fotos para a stylist, diretora de arte, diretor do clipe… que são minha equipe (ainda bem), pois é um trabalho bem extenso e eles são extremamente necessários.
Nessa fase estou mais "Classy", com bastante alfaiataria e camisas, que são um clássico contemporâneo e adicionando peças modernas, fazendo esse mix do passado com os acontecimentos do hoje.
L'Off: Os personagens de seus clipes são extensões do seu estilo ou você prefere manter uma imagem diferente para o Mateus Carrilho artista?
Mateus: No meu dia a dia sou mais básico e menos glamouroso, gosto de deixar esse brilho para os palcos e clipes. Realmente acredito que todo artista tem um alter ego onde você desenvolve e coloca isso em prática, mas em casa gosto de ser uma "pessoa comum", mantendo sempre os pés no chão, afinal a vida real é outra coisa e nós somos feitos de carne e osso.
L'Off: Um clipe muitas vezes é como criar um universo paralelo perfeito. Se você pudesse viver em qualquer um de seus clipes, qual seria?
Mateus: Sem dúvida nenhuma eu viveria no mundo de "Menino", acho que é um clipe que passa muita sinceridade e se passa na cidade mais bonita do mundo, que é o Rio de Janeiro (acredito eu). O clipe se passa no verão e isso me iria deixar satisfeito, afinal se eu pudesse viver eternamente no verão, usando pouca roupa e me divertindo com essa alegria que o verão traz ia ser um sonho, então viver no universo de "Menino" me faria completo e feliz.