Metro quadrado mais caro do Brasil: descubra a localização
A cidade de São Paulo liderava a lista até fevereiro de 2022, mas o primeiro lugar foi ocupado por outro lugar do país.
O metro quadrado mais caro do Brasil é Balneário Camboriú, segundo o Índice FipeZap indicou, o município em Santa Catarina tem uma média na venda de imóveis residenciais de cerca de R$ 9.888 o metro quadrado. A pesquisa feita com 50 cidades brasileiras mostrou que a cidade do Litoral Norte catarinense ultrapassou São Paulo, que se encontra no segundo lugar da lista.
O índice é fruto de ação conjunta da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e da empresa ZAP+ para verificar a variação do preço médio de apartamentos prontos, por meio da análise de anúncios veiculados na internet.
Em fevereiro, São Paulo ainda figurava no primeiro lugar. Entretanto, após um projeto de um prédio de 509 metros recentemente receber um parecer favorável da Comissão Técnica de Análise Estudo de Impacto de Vizinhança em Balneário Camboriú, o município do Litoral Norte catarinense apresentou um aumento de 1,50% da variação no mês de março no preço de venda de imóveis residenciais. Em fevereiro, o crescimento de 1,54% já havia sido registrado.
Segundo Crisanto Soares Ribeiro, professor de gestão financeira da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a alta nos preços está associada ao aumento da faixa de areia da Praia Central. Graças à megaobra que se encerrou em dezembro de 2021, a largura da faixa de areia passou de uma média de 25 para 70 mestros.
Ribeiro observa ainda que a variação de 12 meses do preço do metro quadrado em Balneário Camboriú subiu mais do que a inflação. O professor também refletiu sobre a influência do uso de imóveis como investimento. "Vale lembrar que, no ano passado, havia um cenário de queda de taxa de juros. Se nós analisarmos, na questão de investimento, muitas pessoas se voltaram em investimentos em imóveis em função da queda dos rendimentos das taxas tradicionais", observou.