Tecnologia permite que corpo humano recarregue aparelhos
Preparados para um novo momento da tecnologia?
Cientistas da Universidade Nacional de Singapura desenvolveram uma tecnologia que pode fazer com que o seu corpo possa se tornar um carregador wireless. A ideia é basicamente fazer com que o nosso corpo se torne um meio de transmissão de energia para que um smartwatch ou mesmo o celular armazenado no bolso possam recarregar outros aparelhos.
Os autores da invenção publicaram um artigo explicando o funcionamento deste carregamento sem fio: normalmente há uma limitação no processo quando há um corpo sólido (em inglês, body shadowing, o que significaria um sombreamento corpóreo). Porém, ao invés de tentarem retirar este problema da equação, os pesquisadores viram a possibilidade de transformar o corpo em uma espécie de condutor, algo chamado de body-coupling (acoplamento corpóreo).
Para funcionar, a pessoa deve colocar transmissores e receptores em quantidade suficiente para cobrir a área corpórea, além de um único transmissor no aparelho que irá ceder a energia, podendo carregar até dez outros dispositivos que estejam em contato com o usuário. Dessa forma, não seria preciso carregar todos os seus apetrechos, apenas um deles.
Jerald Yoo, professor associado do Departamento de Engenharia Elétrica e da Computação da Universidade Nacional de Singapura e coordenador do projeto disse que esta descoberta poderia um dia eliminar o uso de baterias, porque são elas os componentes mais caros, além de aumentarem o volume de dispositivos wearable (que podem ser ‘vestidos’, como é o caso do smartwatch, por exemplo). A tecnologia desenvolvida pela equipe de Yoo permite que esses aparelhos possam ser miniaturizados e tenham seu custo reduzido. Além disso, podem ainda surgir novos tipos de equipamentos como, por exemplo, um sistema de diagnóstico remoto ou ainda novos acessórios para jogos.