Oasis: brigas e Rock'n Roll!
Oasis de volta! Entenda por que o reencontro entre os irmãos Gallagher é aguardado como o principal evento da música nos últimos anos.
Separe seu tênis Adidas clássico, tire a poeira da jaqueta parka surrada no armário, e busque uma tigela para garantir o melhor corte de cabelo estilo irmãos Gallagher. O Oasis está de volta e a L'Officiel explica para você porque a Internet só fala disso!
Início avassalador
29 de agosto de 1994, essa foi a data em que a história, do rock, ou melhor, da música mudou. Milhares de jovens ingleses faziam filas em lojas de CD's que chegavam a virar o quarteirão. Sim geração Z e Alfa, antes da Internet, essa era a única maneira de se ter acesso a música.
A comoção nacional tinha nome: Definitely Maybe, o disco de estreia do Oasis, considerado por 9 entre 10 especialistas, como o melhor do grupo, e atestado por 10 entre 10 fãs do Oasis, como o melhor da história.
Com faixas destruidoras como Rock'n Roll Star, Supersonic e Cigarretes and Alcohol, o Oasis virou porta-voz de uma geração que antes não se via representada. Música de jovens bêbados ingleses, para jovens bêbados ingleses.
Naquele dia, o grunge de Seattle, encabeçado pelo Nirvana, oficialmente acabou. Nascia o Britpop. E isso não sou eu quem está falando, mas o mais alto escalão de tendências musicais da época, a MTV.
Cain no vocal, Abel na guitarra
Ninguém nunca comprou um CD do Oasis ou foi a um show deles para escutar as linhas de baixo ou a precisão da bateria. O Oasis é formado por Noel Gallagher e Lima Gallagher. Só eles. Ponto final.
A grande verdade é que o fã de Oasis, mais apaixonado que um Corintiano ou Flamenguista, comprava o CD para escutar as músicas escritas exclusivamente pelo compositor e guitarrista Noel, e iam aos shows para serem hipnotizados pelo cantor Liam, um dos maiores frontmans da história.
A única coisa maior que a genialidade dos dois, são seus egos e temperamentos. Não se bicavam quando tocavam na garagem e mal tinham dinheiro para um pint de Guiness. As desavenças cresceram na mesma velocidade que a popularidade e o sucesso comercial da banda.
No dia 28 de agosto, quase 15 anos e 6 CDs após o lançamento do aclamado Definitely Maybe, os irmãos anunciaram a separação oficialmente. O último ato aconteceu no camarim do Rock en Seine, em Paris. Uma discussão que terminou em agressão, com Liam tentando partir um violão na cabeça de Noel.
Netflix, omeprazol e Rock'n Roll
Não se sabe exatamente o que provocou a reaproximação e a confirmação da volta do Oasis no dia 27 de agosto (!!!) desse ano.
Há quem diga que os dois, que trilharam carreiras solo, estavam cansados de tocar em casas de médio porte ou às 15h em grandes festivais e que eles finalmente aceitaram que só lotariam estádios e fechariam Glastonburry com a volta do Oasis.
Nas mesas de bares ingleses, se comenta também sobre o dolorido divórcio de Noel Gallagher, que lhe rendeu um prejuízo de aproximadamente R$ 150 milhões. Esposa essa que era um dos grandes motivos de treta entre os dois, já que Lian sempre deixou claro que a cunhada não era bem-vinda em sua ceia de Natal.
O fato é que os primeiros shows, que acontecerão em 2025 e vão contemplar apenas os fãs do Reino Unido, tiveram procura assustadora e esgotaram em minutos, provando que ainda existe espaço para os irmãos marrentos em meio a Taylor Swifities e Ed Sheerans.
Apesar de nada confirmado oficialmente, o sucesso comercial e, principalmente viral em redes sociais, deve fazer com que a turnê extrapole o Reino Unido e ganhe datas também ao redor do globo.
A América do Sul com certeza deve ser um dos destinos e a confirmação deve acontecer nos próximos meses. Loucos por futebol, os irmãos cinquentões sempre declaram amar o público por aqui, principalmente o argentino. Aqueles cortes de cabelo e marra dos nossos "hermanos", tenha certeza, são também por influência dos Gallagher. O Brasil já foi visitado quatro vezes por eles, três acompanhadas por esse que vos escreve. Vale a pena, acredite.
Agora é torcer para que a idade tenha acalmado os ânimos da dupla e o espírito fraternal tome conta do reencontro. A única coisa que pode impedir que o mundo acompanhe a explosão que é Noel e Liam juntos, é a explosão que é Noel e Liam juntos.