Olimpíadas: como os jogos começaram? Veja a história
Descubra como as Olimpíadas foram criadas, remontando os jogos olímpicos realizados na Grécia Antiga
Você com certeza está acompanhando todos os preparativos para os Jogos Olímpicos 2024, que acontecerão em Paris. No entanto, você já se perguntou como este modelo de Olimpíadas começou? Em 1894, um pedagogo e historiador chamado Pierre de Frédy, também conhecido por seu título de “Barão de Coubertin”, se tornou o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.
Pierre criou o Comitê Olímpico Internacional (COI) com o objetivo de retornar com os Jogos Olímpicos que tiveram início na Grécia antiga, de acordo com o site GE da Globo. Logo a sua ideia saiu do papel e apenas dois anos depois, a 1ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão teve o seu início em Atenas, capital da Grécia. Desde aquela edição, os jogos olímpicos são disputados religiosamente de quatro em quatro anos – apenas três edições dos Jogos foram canceladas, devido às duas Guerras Mundiais.
Até então, 16 edições dos Jogos Olímpicos foram disputadas na Europa, 6 na América do Norte, 4 na Ásia, 2 na Oceania e apenas 1 na América do Sul – nesta última edição, o Rio de Janeiro foi a sede dos Jogos em 2016.