SPFW N59: 4 tendências das passarelas para ficar de olho
São Paulo Fashion Week trouxe brasilidade e ousadia para a moda nacional
De 6 a 11 de abril, a 59ª edição da São Paulo Fashion Week agitou o circuito da moda com desfiles que aconteceram no shopping JK Iguatemi e em espaços históricos e contemporâneos da capital paulista. Durante os dias, 17 marcas brasileiras apresentaram suas coleções em uma edição que celebrou os 30 anos da iniciativa responsável por consolidar o Brasil no calendário fashion do mundo. A semana de moda paulista também reafirma o país como um território de expressão artística e inovação cultural, conectando redes criativas e projetando a moda brasileira no mercado global.
Com este espírito, selecionamos 4 tendências de moda que prometem sair das passarelas para o guarda-roupa na próxima temporada. Confira!
Silhueta Oversized
Há tempos que as proporções amplas aparecem tanto nas passarelas como nas ruas. Deixando de lado as peças justas ao corpo, formas largas tomaram conta de produções elegantes e poderosas para a próxima temporada.
Nesse universo, João Pimenta apresentou uma alfaiataria repleta de dobras, recortes e outros detalhes que incorporaram a silhueta oversized. Dessa vez, o estilista brasileiro usou técnica do moulage em que as peças foram ajustadas no corpo dos modelos.
Tradicionalmente, peças em alfaiataria são feitas em modelagem plana em que cada parte do tecido é elaborada e unida a outras para formar a peça. O efeito é percebido pelas formas grandes e amplas que adicionaram personalidade aos looks.
Adotando o minimalismo como pilar, a marca MNMAL, estreante da edição da semana de moda paulista, aplicou a amplidão das proporções em looks casuais e agênero. Casacos, jaquetas, paletós e tantas peças em moletom deram o tom da marca que apostou na essência da roupa para um estilo limpo, atemporal e válido para todas as ocasiões.
Inspirado na cultura das pistas de dança, Alexandre Herchcovitch também adotou a silhueta em várias produções. No desfile apresentado na Blue Space, casa noturna icônica de São Paulo, o designer brasileiro usou a amplidão das formas em vestidos com mangas compridas, em formato A que também remete ao estilo dos anos da década de 1970 e 1980. Os detalhes em neon também destacaram as proporções das peças apresentadas.
Volumes e Texturas
As formas de cobrir o corpo e estruturar as roupas também foram destaque nessa edição da semana de moda paulista. Volumes estratégicos e tecidos com texturas sensíveis ao toque foram usados para adicionar uma boa dose de drama e elegância às produções.
Os volumes em casacos e saias podem ser vistos na coleção da Aluf cujo tema lúdico do universo circense exaltou a feminilidade.
A marca Reptilia também se valeu de casacos, vestidos e peças que criaram sobreposições e novas formas de uso.
Lino Villaventura reafirmou seus códigos de criação ao criar tecidos com nervuras que envolveram o corpo de forma única em uma coleção inspirada nos fenômenos da natureza.
Camiseta com estampa gráfica
Como forma de sublinhar conceitos desenvolvidos nas coleções, as estampas em camisetas apareceram em algumas marcas que investiram no detalhe.
Na Led, a coleção inspirada no imaginário da televisão brasileira resultou em estampas com boas doses de humor e uma pitada de sarcasmo. A Normando uniu as estampas ao trabalho do látex em t-shirts justas ao corpo.
Sucesso em outras temporadas, a marca baiana Dendezeiro investiu, mais uma vez, nos símbolos dos times de futebol como parte da cultura brasileira. A camiseta se tornou, dessa forma, um verdadeiro objeto de desejo.
Esculturas no corpo
Entre tantas proporções e shapes vistos nas passarelas, há destaque para formas inusitadas de estruturar o corpo. Formas arquitetônicas e tecidos fluidos também marcaram presença nas passarelas brasileiras.
Weider Silvério, conhecido por trabalhar a silhueta feminina em toda a sua potência criativa, criou formas que contornaram o corpo envolto por tecidos maleáveis.
Na Dendezeiro, as cantoras Gaby Amarantos e Majur vestiram formas que representaram elementos regionais do Rio Grande do Norte, tema central da coleção concebida pela marca.