Philip: por que ele não pode comemorar o 100º aniversário?
O marido da rainha Elizabeth II, príncipe Philip, é o primeiro membro masculino da família real a completar 100 anos.
O duque de Edimburgo completará um século de vida em 10 de junho de 2021. Apesar da família real britânica ser conhecida por sua longevidade, o príncipe Philip será o primeiro consorte a alcançar tal marca, uma vez que a rainha Elizabeth, morta aos 101 anos, já havia abandonado o estatuto de consorte décadas antes, com a morte de seu marido, o rei Jorge VI. A ausência de uma grande celebração contraria a expectativa dos súditos britânicos diante da importância da data.
No entanto, a opção do príncipe Philip de não fazer um grande festejo em seu 100º aniversário é justificável, em primeiro lugar, pela pandemia, que determina o distanciamento social, impossibilitando a reunião de um grande número de convidados para a celebração. Além disso, o duque de Edimburgo possui reservas particulares quanto à comemoração. Conforme uma fonte do palácio de Buckingham declarou ao jornal The Telegraph, o aniversariante preza por sua vida tranquila, da qual usufrui desde que se afastou da vida pública, e reluta em estar sob os holofotes ainda que nesta importante data.
Tal relutância não é recente. Na ocasião de seu 80ª aniversário, o marido de Elizabeth II já havia dito não apenas não acreditar que chegaria aos 100 anos, mas também não desejar isso. Em entrevista concedida no início do milênio, o duque de Edimburgo afirmou não imaginar nada pior.