Real: Quem é a mulher que aparece nas cédulas brasileiras?
A "efígie da República do Brasil" passou a estampar todos os valores das cédulas do plano real a partir de 1994.
O Plano Real aconteceu em 1994 e a chegada da nova moeda, que persiste até os dias atuais, trouxe uma figura presente na parte frontal das cédulas. Com cabelos ondulados, sem cores e uma coroa de folhas, "moça" na nota é conhecida faz tempo do povo brasileiro.
Porém, a figura não era uma novidade! Em 1889, ano da Proclamação da República, a efígie apareceu pela primeira vez nas moedas brasileiras. Em 1890, foi estampada numa cédula emitida pelo Banco dos Estados Unidos do Brazil e em 1989 na nota de 200 cruzados novos.
Após o dinheiro mudar para o real, a ‘efígie da República do Brasil’ passou a estampar todos os valores, sempre com um animal característico da fauna brasileira para criar mais interesse do povo no meio ambiente.
Mas quem é a moça emitida na nota?
Marianne tem 232 anos e é o nome da escultura que surgiu durante a Revolução Francesa no meio do século XIX e foi batizada como um dos principais símbolos da liberdade e dos movimentos republicanos.
No lançamento do Real, o Brasil já tinha visto cinco moedas diferentes em apenas 10 anos. Para consolidar uma cédula que não precisasse mais ser mudada e fosse unanime para todos, o Banco Central buscou a inspiração da escultura francesa para ilustrar todas as nota.