Inverno 2023: casacos e jaquetas para apostar na temporada
Prepare-se para enfrentar o inverno 2023 com estilo, cortes diferentes e peças versáteis!
A estação mais fria do ano se aproxima no Brasil. Dependendo da região, os termômetros caem para até abaixo de zero. O desafio é se aquecer sem comprometer o estilo. Para tanto, os casacos e jaquetas que estão em alta e oferecem um toque especial ao look serão aqui apontados, além de sobreposições que ajudam a compor o visual. Tem tendências para todos os gostos e também bastante versáteis.
A moda é uma forma de expressão pessoal. Ela é usada para refletir o estilo de cada um de forma a transparecer a sua personalidade. É importante que a pessoa escolha peças que não somente estão na moda, mas que também se sentem bem. Uma pessoa mais descolada e descontraída pode optar por uma jaqueta, enquanto outra com um estilo mais elegante e sofisticado pode escolher um casaco para compor seu look no inverno.
A temporada de 2023 deve ser marcada por peças mais clássicas e com materiais mais pesados. O casaco de couro é um que nunca sai de moda. Ele é uma peça icônica que já atravessou várias décadas e vários invernos. Ele é durável e resistente, ajudando a proteger do frio. Esse casaco aparece em vários tipos de corte, alguns mais ousados e outros mais clássicos. É uma peça que pode se ter sempre no guarda-roupa, pois vai atravessar os tempos cheio de atitude.
O trench coat é um tipo de casaco de estilo clássico. Ele foi originado no Reino Unido. É feito de um tecido resistente à água com uma modelagem bastante característica. Seu comprimento vai até os joelhos e apresenta lapelas largas e botões duplos na frente, além de cinto na cintura e punhos com fivelas. Há também outras variações da peça, releituras, sem todos esses detalhes. Ele pode ser usado de maneira mais casual. O look pode ser composto até com tênis.
Os casacos com cintura marcada são referências dos anos 50 que se ajustam mais nessa região do corpo. Eles podem ser encontrados em diferentes comprimentos e tecidos. É uma boa opção para quem quer ter um casaco versátil no guarda-roupa, uma peça curinga, que pode ser usada tanto em ocasiões formais quanto nas informais. Esse tipo de casaco modela a silhueta e ajuda a criar uma aparência mais elegante.
A jaqueta puffer é outra que continua em alta para o inverno de 2023. Ela é aquela jaqueta tipo acolchoada, volumosa e macia. É feita com um tecido resistente e impermeável, mas preenchida com enchimento térmico. São usados diferentes materiais como plumas sintéticas, penas ou lã. Elas foram desenvolvidas inicialmente para esportes de inverno, mas ganharam as ruas em diversos países, e assim as marcas passaram a desenvolver essa jaqueta de forma menos esportiva e mais estilosa.
Os casacos acolchoados também são tendência. Marcas de alta-costura como a Louis Vuitton e a Hermès já apresentaram as suas versões. Vários designs já foram apresentados em semanas de moda pelo mundo, como um corte clássico, estilo sobretudo, ou opções mais modernas. O casaco desse tipo extralongo, que quase encosta no chão, chega forte para esta temporada de inverno. É uma boa opção para quem busca estilo e sofisticação, sem abrir mão do conforto.
Já o casaco de pelúcia é uma peça que apresenta a parte externa revestida de um material fofo e macio que imita a pelagem de animais, como o próprio nome diz. Geralmente, ele é feito de tecidos sintéticos e parece mesmo a textura dos bichinhos de pelúcia. Ela é uma peça-chave, já que, além de proteger do frio, oferece uma sensação de conforto e aconchego. São diversos designs que podem ter comprimentos diversos, curtos e longos, além de poder ser encontrados em várias cores e estampas. Ele se espalhou pelas ruas do mundo no melhor street style.
A bomber jacket é outra que estará em alta no inverno de 2023. Ela é aquela que foi criada para os pilotos da Força Aérea dos Estados Unidos, no começo do século XX. Com seu design característico, com punhos e cintura com elásticos, além de apresentar um fecho frontal em zíper. Essa jaqueta foi então adaptada para o dia a dia e passou por muitas transformações. Hoje em dia há diferentes versões, e as marcas empregam o uso de diferentes materiais. A bomber jacket é uma peça versátil para looks mais despojados.
Há opções para todos os gostos. Os casacos com ombreiras entram como possibilidade para quem quer voltar aos anos 80. As ombreiras retornam com força e podem agradar quem quer compor um look de atitude e nostalgia. A Versace já apresentou seu design com ombros arredondados. Outras marcas, porém, optaram por deixar os modelos mais pontiagudos. As ombreiras atuam equilibrando as proporções do corpo. É uma tendência divertida para ser abraçada.
Além de casacos e jaquetas, as sobreposições são uma tendência da moda bastante popular para o inverno. É possível compor camisetas de manga longa sob vestidos, adicionando camadas ao look, ou ainda contar com os casacos para sobrepor vestidos. Para criar sobreposições legais, é interessante misturar peças de cores, texturas e proporções diferentes. Assim, é possível misturar diversos elementos e criar um look elegante e moderno.
Os acessórios são uma ótima forma de compor o look e se manter aquecido nos dias frios, como com o uso de cachecol, chapéu e meia de compressão Kendall, que vai bem com saias e calças. O cachecol, por exemplo, pode ser enrolado de diversas formas ao redor do pescoço e é uma peça-chave para mudar o visual de um dia para o outro. O chapéu também mantém a cabeça aquecida e dá um toque especial. Já a meia é uma forma de manter a perna aquecida e pode ser combinada com as vestimentas.
O inverno chega em breve, mas, com todas essas dicas, já é possível se preparar e pensar nos looks para quando a temperatura cair. É interessante já tirar os casacos e jaquetas do guarda-roupa e fazer a sua higienização adequada para que estejam em forma para os dias frios que se aproximam.