Carro voador de empresa canadense impressiona com sua elegância
As aeronaves elétricas de decolagem e aterrissagem vertical, os eVTOLs, costumam priorizar a função em detrimento do design, mas não é esse o caso do Cavorite X5 da Horizon Aircraft. O nome, inspirado no romance Os primeiros homens na lua, de HG Wells, não é o único vínculo com a ficção científica: o visual arrojado é digno das aeronaves imaginadas em filmes futuristas.
O novo protótipo da empresa canadense, em estilo canard, conta com dois conjuntos de asas: uma anterior menor e uma asa principal maior logo atrás das portas giratórias da cabine, na parte traseira. Durante a decolagem e o pouso, ambas se abrem e deixam à mostra o conjunto de hélices embutidas que permite à aeronave funcionar como um multicóptero de 16 rotores. Do tipo transformer, as asas diminuem o número de componentes separados e conferem maior elegância ao design. Em voo para frente, as asas se fecham e o veículo aéreo apresenta o mesmo desempenho aerodinâmico de um avião.
O potente motor LS V8 possibilita que a aeronave atinja a velocidade de máxima de 350km/h e tenha autonomia de cerca de 500 km com carga máxima ou 1000 km quando há somente o piloto. Um assento para o piloto compõe a cabine, na parte da frente, e é seguido pelas filas de assentos dos passageiros, acomodando até 6 pessoas. Os assentos ainda podem ser removidos no caso de se desejar maior espaço na cabine.
No momento a Horizon Aircraft trabalha em uma versão com escala 1:6, para principiar os testes de sistemas e de software e, em cerca de 1 ano, ter um protótipo em escala média. A previsão é de quem em 2024 se inicie a produção para amadores e entusiastas.