Hommes

Tecnologia: já imaginou um jato executivo em forma de zepelim?

O Celera 500 L da empresa é capaz de conectar quaisquer dois pontos dos EUA sem precisar de reabastecimento

jato executivo
jato executivo

Diferentemente de um jato executivo elegante, o Celera 500L da Otto Aviation se destaca por seu potencial econômico, cerca de 18 a 25 mpg de combustível, sendo oito vezes mais rentável que aeronaves de tamanho semelhante, com capacidade de 6 lugares. O alcance também oferece vantagens: as 4500 milhas náuticas alcançadas pelo Celera 500L são mais que o dobro do alcance dos jatos de empresas leves típicas, cujo alcance é de uma média de 2100nm. Os custos operacionais, estimados em US$ 328 por hora, equivalem a um terço dos valores ofertados pela concorrência.

jato executivo
Foto: Divulgação

Ao subir entre 15000 e 50000 pés, a aeronave, projetada para voar acima do clima e do tráfego aéreo, dobra de velocidade. Com seu formato arredondado, comporta seis assentos espaços, além de apresentar pé direitos equivalente ao de um jato de médio porte.

Com 448 pés cúbicos de volume, o Celera 500L supera mais uma vez a concorrência, a exemplo do King Air, com 350 pés cúbicos da Beechcraft ,e o Citation CJ3, de 311 pés cúbicos.

 
 

Para garantir o desempenho, o design da hélice de impulso foi projetado de modo a ampliar a eficiência da aeronave, evitando que houvesse um fluxo de ar turbulento pela fuselagem. A nadadeira ventral, por sua vez, é resistente contra impactos. Cada banco de seis cilindros do motor é capaz de operar de maneira independente; o motor V-12 refrigerado a líquido, é composto por um pistão de alumínio leve RedA03, habilitado a operar com Jet AI e combustível biodiesel – outra vantagem em relação a jatos da mesma categoria, que queimam 50% mais combustível. Posicionado atrás da cabine e com suporte traseiro, o motor é muito mais silencioso, oferecendo maior conforto acústico durante o voo. 

O formato das asas e da fuselagem promovem fluxo de ar ininterrupto, diminuindo o arrasto em 60% se comparado ao de outras aeronaves de mesmo tamanho. Graças a esse projeto de fluxo laminar foram garantidos o alcance, a eficiência no uso de combustível e a velocidade máxima de cruzeiro de 460mph. As asas de alta proporção promovem, ainda, o aumento do fluxo laminar do Celera. As pontas excepcionalmente longas afiançam a eficiência aerodinâmica, bem como a estabilidade lateral.

 
 

Tags

Posts recomendados