Titanic: naufrágio mudou leis em todo o mundo
Após o histórico naufrágio, diversas mudanças significativas aconteceram em todo o mundo. Saiba mais!
O Titanic foi considerado na época da sua inauguração o navio mais luxuoso do mundo e inafundável. Porém, a famosa embarcação colidiu com um iceberg no Atlântico Norte durante sua viagem inaugural de Southampton para Nova York. O desastre ocorreu na noite de 14 a 15 de abril de 1912.
Na trágica noite, aproximadamente 2.224 pessoas estavam embarcadas, entre passageiros e tripulação, e cerca de 1.502 perderam a vida no naufrágio.
A falta de botes salva-vidas suficientes e a caótica evacuação do Titanic por conta da falta de treinamento adequado em procedimentos de emergência contribuíram para o alto número de vítimas. Além disso, os passageiros e a tripulação enfrentaram condições extremamente desafiadoras devido à água gelada do oceano.
Após o histórico naufrágio, diversas mudanças significativas nas regulamentações de segurança marítima em todo mundo foram alteradas e criadas. Entre as mais importas estão a exigência de botes salva-vidas suficientes para todos a bordo, melhorias nos procedimentos de evacuação e aumento na vigilância de icebergs.
O desastre do Titanic deixou uma marca duradoura na consciência coletiva e continua sendo um dos eventos mais estudados e lembrados da história marítima.