Tribunal Arbitral do Esporte bane Rússia da Olímpiada de Tóquio e da Copa do Mundo de 2022
O CAS (Tribunal Arbitral do Esporte) indeferiu o recurso da agência antidoping russa para que o país pudesse participar da Olimpíada de Tóquio. Com isso, a Rússia está fora de competições internacionais até dezembro de 2022.
Por escândalos envolvendo atletas russos, a nação já havia sido banida de quaisquer disputas internacionais, no entanto, após o recurso, a proibição foi reduzida de 4 para 2 anos. Mesmo assim, o país também não poderá atuar na Copa do Mundo do Qatar, cujo início está programado para novembro de 2022. Conforme decisão unânime do tribunal, A RUSADA (Agência de Antidoping da Rússia) não está de acordo com o Código Anti-Doping mundial (WADC).
Com a decisão, atletas russos ainda poderão participar das competições, desde que em seus uniformes constem as palavras “atleta neutro” e não haja a bandeira da Federação Russa (atual ou histórica), cujo transporte e exibição estão proibidos em qualquer local oficial ou área controlada em eventos mundiais. A interdição se estende ao hino nacional russo, que não pode ser cantado ou tocado em locais oficiais de eventos no período determinado pela justiça.