Giulietta SZs: modelo raro pode ser seu por 2,6 milhões de reais
Elio Zagato recebeu em 1956 um Alfa Romeo Giulietta Sprint Veloce danificado e que precisava de um restauro em sua carroceria. Dessa forma, o construtor italiano de carrocerias criou um corpo mais leve, aerodinâmico e de estilo minimalista, feito de finos painéis de alumínio. Quando finalizado a nova carroceria transformou o Giulietta em um carro capaz de competir com outros modelos da época movidos por motores com maior desempenho.
Em pouco tempo, outros proprietários do Giulietta Sprint Veloce começaram a levar seus carros para que o construtor alterasse o modelo. Quando a Alfa Romeu tomou conhecimento do que Zagato estava fazendo, a montadora italiana o contratou para criar uma linha especial do veículo, dessa vez sancionado pela fábrica, e que foi chamado Giulietta SZs.
Concebidos em torno de um chassi de distância entre os eixos curta, os SZs foram originalmente equipados com um motor tipo AR00120, ajustado de forma agressiva e mantido sob controle por poderosos freios, cinco marchas e tanque de combustível de grande capacidade. No interior, dois assentos estofados em vinil preenchem o espaço.
Foram construídas apenas 200 Giulietta SZs e uma famosa casa de leilão está intermediando a venda de um exemplar documentado de 1960, que ficou escondido por quase quatro décadas e custa 2,6 milhões de reais. Em grande parte inalterado desde que chegou aos Estados Unidos em 1978, o carro agora está pintado de vermelho, mas originalmente era cinza, participou da corrida de Pescara em 1961, Coppa Inter-Europa no mesmo ano e nas corridas de Monterey em Laguna Seca em 1980.
"Este carro é um objeto de desejo, pois foi pilotado na Itália durante um período e, em seguida, serviu como carro de corrida vintage na Califórnia. Seria um ótimo candidato para corridas e comícios vintage, ou poderia ser restaurado às condições de concorrência", diz David Brynan, especialista da casa de leilão.