Conheça a primeira cidade inteligente projetada na China
Se você imaginava que um futuro de inteligência artificial digno de filmes de ficção estava muito distante, nós temos uma noticia para te dar: Bjarke Ingels está projetando uma 'cidade inteligente' baseada em inteligência artificial na China. Isso mesmo! Um espaço onde as barreiras entre os humanos e a inteligência artificial serão inexistentes.
A empresa do renomado arquiteto Bjarke Ingels, BIG, se juntou ao Terminus Group para a criação de um centro de alta tecnologia, este que se tornará a futura sede da empresa. Levando o nome de 'AI CITY', o espaço é localizado em Chongqing,na região sudoeste da China. Classificado pela BIG como o novo centro de inovação do país, eles se dedicarão a inteligência artificial, robótica, rede e big data, onde aprimorarão toda a tecnologia e, ao mesmo tempo, mostrarão ao resto do mundo o que é possível fazer com as cidades inteligentes.
Cercada pelas montanhas, a primeira fase do projeto foi apelidada de Cloud Valley. A ''montanha'' conta com mais de 33 acres e se inspira na paisagem ondulante e na conexão entre a terra e o céu, uma rede de pátios para eventos públicos, como jogos esportivos, exposições de arte e demonstrações de inteligência artificial, enquanto o “vale” apresenta os maiores telhados verdes acessíveis ao público na China, perfeitos para eventos ao ar livre.
Como é de se esperar que uma cidade nesse nível seja 100% tecnológica em todos os sentidos, o AI CITY estará repleto de e-bikes, carros autônomos e veículos robóticos mais recentes que, juntos, formarão um novo sistema de mobilidade inteligente. Sem contar no grande foco na sustentabilidade, é claro.
Em meio à uma estrutura que dança entre o que há de mais moderno no design e a natureza, a empresa tem como objetivo mostrar os benefícios que uma cidade inteligente traria ao resto do mundo. No entanto, será que estamos preparados para o fim da barreira entre a humanindade e a robotização?