Ana Ferrari: nova coleção Raízes Aquáticas une arte e joalheria
Como uma manifestação artística, Ana Ferrari une arte e joalheria na coleção Raízes Aquáticas inspirada em origens e ancestralidade
Apresentando uma manifestação artística com sua coleção “Raízes Aquáticas”, a artista Ana Ferrari une elegantemente arte e joalheria inspirada em uma profunda conexão com as origens e a ancestralidade. Explorando o conceito de retorno das raízes e o reencontro com o essencial, Ferrari mergulhou em um processo criativo que transcende o artístico, e engaja em uma jornada pessoal de cura e redescoberta. Confira!
A coleção “Raízes Aquáticas” é uma homenagem à força vital e à purificação simbolizada pela água, um elemento essencial que representa tanto o início quanto o destino das raízes pela sua busca incessante por crescimento. A obra é nutrida e purificada pelas águas internas, o que evoca a sagrada jornada de vida, morte e renovação.
A inspiração para esta coleção está enraizada em extensas pesquisas sobre a nutrição e a conexão das árvores através de uma rede subterrânea conhecida como micélio. No qual são filamentos minúsculos, e responsáveis pela comunicação e nutrição entre as árvores, servindo de metáfora para a interconexão humana e a sustentação mútua. Ana Ferrari opta por raízes aquáticas para destacar a representação do feminino e a honra à ancestralidade com profundidade simbólica.
Para simbolizar o conceito é usado as pérolas, que foram escolhidas pela sua natureza de transformar a adversidade (a poeira em um seio de uma ostra) em beleza estonteante. E esta representação não apenas reflete o processo de cura e fortalecimento, mas também a capacidade de superar desafios para retornar mais forte e belo.
Com cinco meses de dedicação e experimentação para encontrar o material e a forma perfeitos, Ana Ferrari materializa a visão em uma escultura de resina com raízes aquáticas reais, e estrutura com fios de cobre e adorna com jaspes pintados de branco. Esta obra, exibida na prestigiosa Art Basel de Miami em 2023, serviu de precursor para uma inovadora criação joalheira.
A escultura transcendeu as fronteiras entre as artes visuais e a joalheria para uma joia, com as pérolas como verdadeiras protagonistas e encapsulada com a essência da obra original. Não apenas um adorno de sublime beleza, “Raízes Aquáticas” também é um símbolo potente de conexão, pureza e reverência ao feminino e às raízes que nos definem.
A obra de Ana Ferrari é um convite à reflexão sobre nossas origens, a interconexão e o poder de cura da natureza e da arte. Marcando um ponto entre o visual e o vivencial, o individual e o coletivo, o ancestral e o contemporâneo.