Joias

Joias com significado: o novo foco das marcas

Desejo que brilha! Segundo o bureau de tendências WGSN, em um cenário econômico incerto, as marcas de joias e acessórios vivem um boom precioso.

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Foto: Reprodução/Instagram @talentojoias

O crescente interesse do consumidor por peças e soluções que proporcionem pequenos momentos de indulgência e que, ao mesmo tempo, possuem características atemporais com foco em longevidade, abrirá uma oportunidade para varejistas e joalherias apostarem no desenvolvimento de produtos de alta qualidade e que reforcem o apelo pelo consumo sustentável.

Foto: Unsplash

"Como somos uma joalheria handmade, nossas joias vão entrando aos poucos nas lojas – fazemos lançamentos apenas em datas especiais, como Dia das Mães e Natal. O que percebemos é que, desde a pandemia, os acessórios ganharam destaque, até porque eram os poucos recursos que as mulheres podiam acionar em chamadas por vídeo, por exemplo”, analisa Jacques Rodrigues, Diretor da Talento Joias. “No caso das nossas joias, há ainda o fator da atemporalidade: a consumidora sabe que vai usar aquilo por muito tempo, passar para a filha, de geração em geração. E, como era esperado, com a volta às atividades presenciais, sentimos um aumento na demanda. Apesar do preço do ouro ter subido, as joias entram mesmo nesse lugar do investimento, além do adereço, da memória. E há ainda um retorno ao clássico, ao “safe”, na moda como um todo. Ninguém quer uma joia que ficará datada em seis meses. São escolhas mais maduras.” 

A ideia de longevidade traz junto com ela um consumo mais consciente, sem data de expiração. Isso é visto no design, um equilíbrio entre clássico e contemporâneo. “Vejo que hoje as pessoas estão investindo muito em pedras, em peças com pedras preciosas que elas possam deixar de geração em geração, que vai seguir de mãe para filho e para neto. Assim, você também acaba, de uma certa forma, investindo em uma peça eterna. Na história, em momentos difíceis, as pessoas procuravam guardar essas joias. Acho que é uma tendência sim, e vejo esse mercado crescer bastante”, fala Andrea Conti.

 

Joias com significado

O período pós-pandemia trouxe uma forma diferente de consumir joias. “Sempre criamos peças pensando na energia das gemas. A nossa linha CN for you, por exemplo, de peças criadas a quatro mãos, foi pensada para que o cliente possa participar da criação de sua joia personalizada, que pode representar uma data, um momento, uma pessoa”, fala Carolina Neves, que tem sua marca homônima. “Essencial para a designer é criar peças que podem ser misturadas e usadas em diferentes composições, o que proporciona diversidade em uma única joia e otimização de investimento para a cliente”, observa. Pensando na longevidade e sustentabilidade das peças, a label deu início a uma parceria de muito sucesso com a Cruzeiro Mine. “Ela possui um processo chamado Fair Mining que se preocupa com o meio ambiente e as pessoas ao redor da Mina de Turmalinas, considerada uma das maiores do mundo, possuindo gemas de altíssima qualidade. Unindo essa parceria com o DNA da marca Carolina Neves, o resultado trouxe peças sofisticadas, modernas e únicas, repletas de significados”, conta. A pedra símbolo de Andrea Conti, a esmeralda, merece atenção especial da marca. “Fiz questão de ter como parceiro uma mina brasileira totalmente regularizada. Ela gera mais de 600 empregos na cidade”, ressalta.

Realmente estamos vivendo um momento de incerteza econômica, porém as marcas mantêm o foco em encantar seus clientes. “Acredito que pós-pandemia as pessoas passaram a valorizar mais itens duradouros, sem olhar muito para preço e sim para valor – e é aí que a joia passa a ter protagonismo na hora das escolhas”, analisa Fayga Jordão. Além do poder da própria joia, o combinar com diversos looks e transitar por momentos diferentes resulta em diversas composições. “Conquistar clientes é uma tarefa árdua, construída aos poucos, mas acredito que quem compra joias não está buscando uma indulgência temporária nem de impulso. E o setor joalheiro está atento às questões ambientais, buscando a rastreabilidade e transparência da comercialização do ouro no Brasil, e cumprir as exigências faz parte da nossa política para que possamos seguir encantando o cliente e eternizando momentos.”

 

Economia circular

Duas vezes ao ano, a Talento tem um programa chamado Renova, em que a cliente pode trazer qualquer joia que não use mais, de qualquer lugar, desde uma tarraxa até correntes quebradas. “Elas são pesadas e pagamos 20% a mais na cotação do ouro do dia em forma de um crédito para ser utilizado na compra de novas joias. É uma maneira de reutilizarmos esse ouro e de incentivarmos a economia circular, que tem dado bastante certo”, finaliza Jacques.

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