Relojoaria imerge no mundo precioso das joias
Ouro, diamantes, pedras e tecnologia: a relojoaria está ainda mais próxima das joias nos lançamentos das principais marcas na última edição do Watches & Wonders
Cor no DNA
Celebrar a alegria está no DNA da maison e é uma das características mais icônicas de cada criação Bvlgari. Para abrir os lançamentos deste ano na W&W 2021, a casa trouxe o Serpenti Misteriosi Cleopatra, o capítulo mais recente da história de amor com a serpente icônica.
Bvlgari conquistou algumas das mulheres mais poderosas de nossa época – em 1962, Elizabeth Taylor foi fotografada no Cinecittà Studios, em Roma, usando um espetacular relógio-pulseira Serpenti de ouro nas filmagens do filme Cleópatra. Enquanto outras serpentes da Bvlgari se enrolam ao redor do pulso, o Serpenti Misteriosi Cleopatra é um relógio flexível com um mostrador cravejado de diamantes, oculto por uma rubelita transparente facetada hexagonal de mais de 5 quilates.
A escolha do arco-íris de nove gemas de cor intensa cercadas por diamantes com cravação nevada cria uma peça única, fabricada de acordo com os mais altos padrões do trabalho artesanal em alta joalheria por mestres ourives e lapidadores da Bvlgari.
Brilho de la dolce vita
Desde a década de 1950, Bvlgari quebrou as convenções usando blocos de cores brilhantes e dando destaque às joias cabochão brilhantes e pedras de superfície lisa e tamanho generoso em cores ricas e saturadas. E as últimas versões dos Cocktail Watches Divissima e Allegra atualizam os clássicos.
Inspirados nessa era dourada de Roma, os novos relógios são femininos e sedutores, para abraçar a vida com paixão e viver o momento. Cada novo relógio mostra uma harmonia perfeita de formas sensuais e pedras preciosas em várias cores e cortes.
Os relógios Divissima chegam em dois novos modelos: em diamantes e em diamantes e esmeraldas, menores e mais fáceis de usar. Opulenta e elegante, a sofisticada arquitetura de ouro branco de cada um dá a sensação de leveza e movimento.
Já Allegra é um exemplo da abordagem audaciosa de Bvlgari. Uma seleção de gemas de diferentes cortes e formas – citrinos, ametistas, peridoto, topázio azul e rodolita – é colocada em torno do mostrador de madrepérola. Disponível em ouro branco ou ouro rosa, com pulseira de crocodilo.
O devido valor do tempo
Luxo e precisão marcam as novidades femininas da Rolex.
Inscrito em cada relógio Oyster, o termo “Perpetual” é bem mais do que uma palavra sobre um mostrador. É uma filosofia que representa a visão e os valores da Rolex, uma busca pela excelência que o fundador, Hans Wilsdorf, transmitiu para a empresa. Por isso, mesmo quando a marca propõe uma versão ricamente adornada com diamantes, espere também por inovações importantes no setor da relojoaria. O Oyster foi o primeiro relógio de pulso impermeável, lançado em 1926, e a corda automática por rotor Perpetual, inventada em 1931.
Para manter total controle de qualidade, a label fabrica, em suas quatro instala- ções na Suíça, a maioria dos componentes de seus relógios. Ostentando a perfeição de diamantes e de mecanismos, os novos Oyster Perpetual Day-Date 36 ganharam marcadores de horas e uma pulseira de couro na mesma paleta de cores: coral na modalidade de ouro amarelo 18 quilates, turquesa combinando com ouro branco 18 quilates e bordô na versão de ouro Everose 18 quilates. Ele também revisita um modelo icônico e prestigioso com o prisma das pedras preciosas. Já o novo Oyster Perpetual Lady-Datejust, cravejado com 1.089 diamantes distribuídos sobre a carrura, a luneta, o mostrador e a pulseira President, apresenta-se como uma joia excepcional.
Linhas puras
Uma celebração da cultura do design, inspirada na busca constante da maison pela forma perfeita baseada na pureza da linha, na precisão da forma e das proporções e nos detalhes preciosos. Essa foi a temática das coleções lançadas por Cartier.
Durante o W&W21 a Maison apresentou Tank Must, Pasha de Cartier, Cartier Pri- vé, Cartier Libre, Ballon Bleu de Cartier, Cartier Vintage, Fine Watchmaking e Precious Watches.
O Tank Must, inspirado no Tank Louis Cartier, criado em 1922, é o modelo mais disruptivo: traz movimento fotovoltaico e uma nova pulseira feita de material plant based, da casca da maçã, reduzindo
a pegada de carbono (seis vezes menos) e economizando água e energia (até 7 megajoules, ou aproximadamente 80 cargas de smartphone) em comparação com a fabricação de uma pulseira de pele de bezerro.
A maison também apresentou uma coleção exclusiva de relógios preciosos, que dialogam entre joalheria e relojoaria, como o relógio do Rosário, com motivo inspirado em uma cigarreira art déco dos arquivos da Cartier, e o Reptilis, projetado como uma segunda pele.
Clássico atemporal
Discreto e precioso, o Faubourg Polka ganha repaginação.
Lançado em 2014 pela Hermès, o Faubourg tornou-se rapidamente um novo clássico da relojoaria de luxo da marca. Usado como uma pulseira de volta dupla, tem a caixa redonda discretíssima, com seus 15,5 milímetros de diâmetro. Sete anos depois, ele inspira um novo modelo de relógio: o Faubourg Polka.
O lançamento mantém o charme da minicaixa, que ganha repaginação. No modelo de ouro rosa, tem mostrador de madrepérola e 28 diamantes cravejados na circunferência da caixa. A pulseira também ganha atenção: construída em peças diagonais, que modernizam o visual, pode ou não ser adornada com brilhantes.
A versão de ouro branco do Faubourg Polka carrega 19 diamantes maiores na caixa, enquanto o mostrador pode ser de madrepérola ou coberto de 68 pedras. No modelo mais luxuoso oferecido pela Hermès, a pulseira, feita também de ouro branco, recebe 107 pontos de diamantes, somando quase 3 quilates.
Pequenos notáveis
Nascido em 1952, o Constellation é símbolo de beleza e precisão da Omega. O visual conhecido atualmente, com as distintas garras e facetas de meia-lua, surgiu em 1982 e logo se tornou um dos designs de relógio mais reconhecidos do mundo. Neste ano, a marca adiciona uma nova linha de modelos Small Seconds à coleção, aprimorada com diamantes extras e uma série de detalhes exclusivos, começando pelo design.
Há um novo tamanho de 34 milímetros, de ouro Sedna 18 quilates, aço inoxidável ou uma combinação de ambos. No topo de cada caixa, os engastes trazem números romanos gravados ou com um círculo de 38 diamantes. Junto com uma janela de data redonda às 6 horas, entram diamantes para os marcadores de horas, que foram colocados em suportes de ouro 18 quilates e organizados por tamanho ao redor do mostrador. Para arrematar, pulseiras de couro coloridas combinam com os mostradores, enquanto as versões de metal exibem as lendárias pulseiras monorang do Constellation.
Glam
Maior representante do savoir-faire da Piaget, o Altiplano ganha em 2021 nova encarnação. Nomeado Altiplano Origin, o modelo olha para os primeiros calibres desenvolvidos pela casa, em 1957, para exibir o novo relógio ultrafino. A caixa, de ouro branco ou ouro rosa, tem 35 milímetros de diâmetro e 8,1 milímetros de altura e ganha o brilho de 76 diamantes.
No lado mais glam, a Piaget exibe novas edições limitadas do Limelight Gala. Em edições numeradas, trabalham combinações dos desenhos coloridos com as pedras preciosas e as pulseiras feitas de ouro. Este modelo, por exemplo, recria o arco-íris com variações de safiras e tsavoritas ao redor da caixa de ouro rosa de 32 milímetros.
Hora preciosa
Única, a caixa dupla face do Reverso é sempre uma oportunidade para os artesãos Métiers Rares®, da Jaeger-LeCoultre, exercitarem suas habilidades na arte da decoração. Para 2021, a maison apresenta quatro novos modelos brilhantes Reverso One. A inspiração vem das joias art nouveau da década de 1920 e celebra a poesia das flores. São dois modelos de ouro branco e dois de ouro rosa.
Nos mostradores, o brilho da madrepérola branca é acentuado pelos números e colchetes dourados que definem os quatro cantos do mostrador. Mas é o outro lado da caixa que exibe a maestria dos artesãos da Jaeger-LeCoultre Manufacture, com diferentes técnicas artesanais, em um processo que leva de semanas a meses, dependendo da etapa, que segue uma ordem estrita: gravação e depois esmaltação, o que requer várias camadas de pigmento de esmalte para adicionar riqueza, nuance e profundidade visual. Para completar a peça, o fundo é decorado com laca ou madrepérola e, dependendo do modelo, ainda entra a fase de cravejamento de diamantes.
Aniversário
Comemorando seu centenário, a Gucci entra no mundo da alta relojoaria com produção totalmente in house, em suas oficinas na Suíça. A marca desenvolveu o próprio calibre, com menos de 3,7 milímetros de altura, batizado de GG727.25 – sequência que reúne números sim- bólicos para o diretor criativo, Alessandro Michele.
O novo calibre, de 3,7 milímetros de altura, resulta na caixa superfina do Gucci 25H. Assim como a moda de Michele, o relógio tem pegada agender e carrega o estilo esportivo retrô. O lançamento é apresentado em modelos de aço e pavé-set, com duas iterações dinâmicas de turbilhão de platina e ouro amarelo.
Heróis do tempo
Com performance que vai da prática esportiva ao cenário urbano, modelos poderosos e sem gênero são puro luxo disruptivo.
Pulso forte
Da parceria com a Marvel, a Audemars Piguet lança série limitada do Royal Oak Concept “Black Panther” Flying Tourbillon.
No outro extremo dos relógios-joia estão as versões mais robustas, que unem referências esportivas e urbanas. A suíça Audemars Piguet vai além e acaba de lançar a primeira iteração de sua série de relógios heróis da Marvel, o Royal Oak Concept “Black Panther” Flying Tourbillon, limitado a 250 peças. Misturando artesanato ancestral e tecnologia futurista, ele apresenta a criatividade inspiradora de relógios complicados. Esta peça de 42 milímetros fala sobre a longa história de Audemars Piguet de experimentação de design e conexão com o mundo mais amplo, como cultura pop, arte e indústria do entretenimento.
O design futurista do relógio lembra o traje moderno do Pantera Negra da Marvel. Afiada em titânio, a caixa arredondada é arrematada com uma luneta em forma octogonal de cerâmica preta e uma coroa para um visual de alta tecnologia. O fundo da caixa de safira de titânio, com acabamento semelhante com jato de areia e escovagem de cetim, revela parte da micromecânica funcionando dentro dela. O mostrador reúne o turbilhão voador pulsante às 6 horas com uma versão altamente contemporânea da Pantera Negra da Marvel, pintada a mão, composta de ouro branco.
O detalhe que faz toda a diferença é o herói como parte do movimento do relógio, trabalho minucioso que exige 30 horas de dedicação. Para isso, a silhueta e o volume do personagem foram preliminarmente recortados em um disco de ouro branco. A textura do traje foi então esculpida a laser. Essa etapa foi complementada por uma gravura manual meticulosa. Também foram pintados os olhos e poupados detalhes no traje para aumentar o contraste e adicionar profundidade – essas superfícies de ouro branco aparente foram polidas para fornecer um jogo de luz sutil. Este relógio pioneiro é equipado com calibre 2965, a última evolução do mecanismo de corda manual com turbilhão voador, original- mente lançado pela Audemars Piguet em 2018 na coleção Royal Oak Concept.
Versátil
A Louis Vuitton aposta na relojoaria esportiva de ponta com o Tambour Street Diver. Apesar de ter sido projetado para ir da academia ao clube, da praia ao escritório, o modelo reúne todos os requisitos de um relógio de mergulho tradicional, mantendo os elementos de estilo coloridos, criativos e não convencionais que sempre foram centrais para a marca francesa e que conversam, inclusive, com as coleções que vão para a passarela.
Uma das versões é o Tambour Street Diver Pacific White. Nela, uma caixa de aço inoxidável polido de 39,5 milímetros abriga um mostrador branco com pequenos segundos às 6 horas, detalhes em azul royal e ponteiros banhados em ouro rosa para as horas e minutos, todos revestidos de Super-LumiNova. A pulseira de borracha é na mesma cor, com logotipo azul-marinho.
Profundezas
Grande ícone esportivo da TAG Heuer, o Aquaracer remonta aos primeiros lançamentos da marca, que criou nos anos 1970 seus cronógrafos e relógios para mergulho. O modelo, nascido no começo dos anos 2000, tem como marca registrada o bezel de 12 facetas com movimento unidirecional. O novo Aquaracer Professional 300 foi todo repensado para ser mais fino e mais leve, sem perder as características que o fazem ser escolha de mergulhadores – como a resistência à profundidade de até 300 metros.
Elegância
O novo Panerai Piccolo Due Madreperla expande as fronteiras da Linha Luminor Due e ganha novos ares com uma interpretação única voltada aos pulsos femininos. Forte pelo design robusto e resistente à água em até 30 metros, mas delicado na seleção de materiais. A iridescente madrepérola é o ponto alto, mas não está sozinha. Juntos estão os elegantes ponteiros de ouro rosa, numerais e janela de data. Outro destaque deste Panerai é a pulseira de couro croco na tonalidade vermelha brilhante, que pode ser trocada por várias outras.