Joias

Tendência de acessórios: joias com pedra bruta

O resultado são peças únicas, já que cada pedra é diferente das outras. Confira e inspire-se na tendência de acessórios da temporada!

person human clothing apparel
Foto: Reprodução/Instagram @camilavieirabrand

As joias sempre foram objeto do desejo feminino. Do colar de pérolas usado pela personagem Holly Golightly, no clássico Bonequinha de luxo, ao anel de diamante negro com o qual Mr. Big pede Carrie em casamento, em Sex and the City, os acessórios não passaram despercebidos pelo público. No Oscar de 2019, por exemplo, a cantora Lady Gaga desfilou pelo tapete vermelho exibindo um colar com diamante amarelo de 128 quilates, em homenagem à personagem de Audrey Hepburn. A peça foi assinada pela grife Tiffany & Co.

As joias com pedras preciosas marcam momentos importantes na vida de uma mulher, como uma formatura ou um pedido de casamento. Por seu valor simbólico – e também material –, elas nunca saem de moda. É possível encontrar modelos para os mais diversos gostos. No entanto, como qualquer produto da indústria fashion, os acessórios também apresentam tendências, e a atual está relacionada a um retorno aos materiais brutos da natureza.

Foto: Reprodução/Instagram @thefoxandstone
Foto: Reprodução/Instagram @thefoxandstone

As joias com pedras brutas têm conquistado um número cada vez maior de fãs. Em parte, essa busca por um design com um aspecto mais rústico tem a ver com o desejo pela proximidade com a natureza. As pessoas têm criado consciência sobre a origem daquilo que consomem; afinal, quase tudo é retirado do meio ambiente, muitas vezes de forma indiscriminada. Valorizar a pedra bruta é valorizar a natureza tal como ela é, sem a interferência humana.

Foto: Reprodução/Instagram @poppyjewellery

Também não podemos deixar de mencionar o misticismo em torno do qual as pedras estão envolvidas. Há quem considere que elas emanam boas energias e podem, inclusive, ter poderes curativos. A ametista, por exemplo, é considerada purificante e protetiva, enquanto o rubi atrai conquistas e sucesso.

A Miss Brasil e vice-Miss Universo 2020, Julia Gama, já declarou que é fã da ametista pela energia que a pedra emana. Ela apareceu usando brincos com a pedra bruta em um almoço oferecido pelo concurso de beleza, e aproveitou a ocasião para presentear as colegas estrangeiras com o cristal natural.

Foto: Reprodução/Instagram @camilavieirabrand
Foto: Reprodução/Instagram @poppyjewellery

Um retorno às origens 

Essa tendência no design de joias acompanha uma tendência fashion geral de um estilo mais rústico. O cottage core, por exemplo, que se inspira na vida rural para a composição de suas peças, com a utilização de tecidos naturais. Ou o estilo minimalista, que prega o consumo consciente, com um guarda-roupa de itens básicos e versáteis. Todas essas tendências convergem para uma mentalidade mais sustentável. Aliás, biodesign, moda sustentável e fios reciclados já são realidades na indústria da moda brasileira. 

O que também temos visto bastante são joias cada vez mais pessoais, que funcionam como amuletos. Pingentes com a pedra do mês de nascimento, relicários com a foto de uma pessoa querida, por exemplo. Por meio dos acessórios, podemos mostrar um pouco de nós mesmos e podemos guardar a lembrança de alguém. A compra de uma joia, para si própria ou para outra pessoa, envolve quase sempre um fator emocional. 

Foto: Reprodução/Instagram @cilenederettistore
Foto: Reprodução/Instagram @poppyjellewery

De uma forma ou de outra, ao pular o processo de lapidação e polimento das pedras, o resultado são peças únicas, já que cada pedra é diferente das outras. As peças podem nos acompanhar em qualquer momento e lugar. Combinadas com materiais nobres, como o ouro e a prata, esses acessórios podem ganhar sofisticação e elegância, podendo ser usados em ocasiões mais formais. Sua versatilidade de uso é mais um dos seus pontos positivos. 

As grandes marcas já estão de olho nessa tendência. Além de se certificar da origem do material, muitas mantêm uma produção artesanal, feita pelas mãos de um ourives com a ajuda do seu kit de ferramentas. A joalheira brasileira Ana Khouri trabalha apenas com pedras de procedência certificada. Suas peças são mundialmente famosas, e já apareceram em personalidades como a Vice-Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, e a ex-tenista Maria Sharapova. 

A collab entre a estilista Lenny Niemeyer e a marca de joias Roda, que trabalha com cristais e pedras como condutores de energia, também deu muito certo. A coleção, fruto da parceria, resultou em peças que misturam o rústico das pedras brutas ao contemporâneo do design final. Pirita, turmalina preta, água marinha e citrino natural são algumas das pedras usadas.



Foto: Reprodução/Instagram @lennyniemeyer

Também merece menção a marca carioca Dipua, cujo catálogo é composto majoritariamente de peças com pedras brutas, e a Una Cultura, com suas pérolas imperfeitas.

Foto: Reprodução/Instagram @dipua_

As joias com pedra bruta são uma tendência do design de jóias para 2022. Além da beleza única de cada peça, a pedra no seu estado puro valoriza a beleza da natureza tal como ela é, sem a interferência humana. Essa certamente é uma tendência que veio para ficar e tem tudo a ver com a mudança de pensamento da sociedade, que faz da natureza a força soberana do mundo. 

Tags

Posts recomendados