Joias

Watches & Wonders 2024 apresenta os destaques da alta relojoaria

Os grandes destaques da alta relojoaria foram apresentados no salão Watches & Wonders 2024, em Genebra. L’OFFICIEL estava lá e mostra para você

wristwatch arm body part person adult female woman cosmetics lipstick wrist
CLAIR DE ROSE - Foto: Divulgação.

Para Albert Einstein, o relógio é capaz de medir a distância que você viaja no espaço-tempo. Se você tiver um relógio perfeito que comece a funcionar no momento em que nasce e carregá-lo por toda a vida, então ele terá medido a distância que você viajou no espaço – e essa distância é a sua idade. Já para alguém que estuda a origem e a evolução do universo, a diferença entre o passado e o futuro, a flecha do tempo, é definida pelo big bang. É por isso que o físico Brian Cox, que trabalha estudando buracos negros e a origem e evolução do universo, a coisa mais maravilhosa sobre o tempo é que não sabemos o que ele é no nível mais fundamental. “Quando olho para um relógio, não vejo apenas o ponteiro dos segundos correndo. Vejo algo que precisa ser explicado”, diz ele. O que a eternidade significaria, então? “Bem, no nosso universo em constante expansão, pensamos que chegará um tempo, em um futuro muito, muito distante, em que todas as estrelas deixarão de brilhar e até mesmo todos os buracos negros terão evaporado. E nesse ponto, não haverá como marcar passo. O tempo efetivamente terá parado para sempre, e essa é a minha definição de eternidade.” Bem, enquanto esse momento não chega, os mais complexos, precisos, ousados e encantadores relógios de alta relojoaria foram apresentados no salão Watches & Wonders 2024, em Genebra. L’OFFICIEL estava lá e mostra para você, a seguir, os grandes destaques desta feira superexclusiva.

formal wear suit blazer adult female person woman blonde head face
PORTUGIESER - Foto: Divulgação.

Tudor — Azul a mil

A origem dessa premiada marca “Swiss Made” de sofisticados relógios mecânicos remonta a 1926, quando a “ Te Tudor” foi registrada pela primeira vez por Hans Wilsdorf, fundador da Rolex. Em 1946, ele estabeleceu oficialmente a empresa “Montres Tudor SA” para produzir relógios que respeitassem a tradicional filosofia de qualidade da Rolex a preços mais acessíveis. Sua linha feminina Clair de Rose é fruto de um jogo de palavras poético e divertido, referindo-se ao clair de lune (luar, em francês) e ao logotipo histórico da marca, a rosa. Em 2024, a família dá as boas-vindas a um mostrador inédito: o “Tudor Blue”. Este modelo utiliza os históricos códigos estéticos da marca sem se desviar das curvas delicadas da sua caixa central e da sua surpreendente coroa que, neste modelo, é cravejada com espinela em cabochão azul. Disponível em três tamanhos – 26, 30 e 34 milímetros de diâmetro – apresenta ainda mostradores opalinos. Equipado com um movimento de corda automática complementado com função de data, Clair de Rose está disponível exclusivamente em aço inoxidável.

Este relógio feminino é o mais recente de uma longa história na Tudor, que remonta à época art déco, no início dos anos 1930. Naquela época, a Tudor era conhecida por criar relógios de joalheria de vanguarda, com gravações decorativas nas caixas, ornamentos sutis nos mostradores e braceletes preciosos. Hoje, a linha Clair de Rose apresenta uma visão mais moderna desse legado com um estilo que cruza a delicadeza com a ousadia, retomando alguns dos códigos estéticos. Outra característica distinta da linha Clair de Rose é seu bracelete em aço inoxidável de cinco elos, por vezes referidos como “grãos de arroz”, que lhe conferem flexibilidade e conforto sem iguais.

IWC — Gisele rocks

A IWC Schaffhausen tem uma embaixadora irresistível. Gisele Bündchen esteve no stand da marca na Watches and Wonders, em Genebra, e depois ainda seguiu para a cidade natal da marca suíça de relógios de luxo, Schaffhausen para visitar o IWC Manufakturzentrum e vivenciar o processo de alta relojoaria da nova coleção Portugieser e seus intrincados processos artesanais. “Trabalhamos juntos já há dois anos e sabemos que ela realmente adora nossos relógios e a maneira como são feitos. Para nós é simplesmente fantástico tê-la aqui, porque ela faz parte da nossa campanha e seu lifestyle é a tradução perfeita para o público feminino da marca, autoconfiante e com muita autoestima”, fala Franziska Gsell, CMO da IWC Schaffhausen. Ela conta que a paleta de cores dos lançamentos representa o ciclo eterno de dia e noite. “Começamos com o dia e as primeiras horas da manhã, com a lua prateada. Depois vamos para o meio-dia, com um azul-claro nítido e muito limpo, o azul do horizonte. E finalmente temos o fim da tarde e o misterioso da noite.” Em 2024, o Portugieser Chronograph veio em três novas versões. As novas cores do mostrador – Horizon, Obsidian e Dune – capturam a atmosfera única de cada momento do dia. O primeiro apresenta mostrador azul Horizon com caixa em ouro branco de 18 quilates e pulseira em couro bovino azul. O segundo tem mostrador na tonalidade Obsidian, caixa em ouro 5N de 18 quilates e pulseira preta em couro de crocodilo. Por fim, o terceiro impressiona com mostrador na cor Dune, caixa em aço inoxidável e pulseira em couro de crocodilo preto. “A coleção Portugieser traz novas cores incríveis e estou impressionada com os acabamentos e a profundidade visual dos mostradores coloridos”, contou Gisele. Os mostradores são elaborados em um processo complexo que compreende 60 etapas individuais, incluindo a aplicação de 15 camadas de laca transparente, que é finamente lixada e depois polida até obter um acabamento de alto brilho. Graças ao elaborado acabamento em laca, os appliqués dourados parecem flutuar acima do mostrador.

Tag Heuer — A elegância do cobre

A TAG Heuer se conecta com seu lado precioso, revelando três relógios Carrera Date. Em 36 mm, simbolizam a sofisticação feminina com materiais luxuosos, como ouro rosa 18K 5N e diamantes. Projetados com base na visão de Jack Heuer de um relógio perfeito para qualquer ocasião, eles combinam forma e função, ecoando as origens do icônico design Carrera. Os novos modelos apresentam mostrador em cobre, madrepérola e detalhes em diamante, todos alojados em caixas de aço. O primeiro relógio possui mostrador em cobre com acabamento escovado em caracol em tons nude, do marrom-claro ao bege, criando uma harmoniosa elegância cotidiana. A moldura e a coroa em ouro rosa 18K 5N são complementadas por banho de ouro rosa 18K 5N nos índices, ponteiros e logotipo. A versão em madrepérola com faixa gradiente em tons nude, do marrom-claro ao bege, alojado em uma caixa de aço com acabamento alternativo, tem índices engastados com diamantes, complementados por 11 diamantes de 0,22 quilates no total, adicionando um toque luxuoso ao relógio. O exclusivo flange de diamante, também embelezado com 76 diamantes de 0,288 quilates, completa o conjunto. Todos têm o mais recente movimento automático Calibre 7, com reserva de marcha de 56 horas. Alexandra Daddario, embaixadora TAG Heuer e atriz de Te White Lotus e Baywatch estrela nova campanha da marca usando o Carrera Date com detalhes em cobre.

wristwatch arm body part person
CARRERA DATE - Foto: Divulgação.

Rolex — A cada minuto

Uma expressão para cada rosto. Uma personalidade para cada mostrador. Cores, materiais, motivos, marcadores de horas – cada elemento contribui para a harmonia das combinações das novas versões do Oyster Perpetual Day-Date, da Rolex – Oyster Perpetual Day-Date 40 e Oyster Perpetual Day-Date 36. Os mostradores Ombré fazem a sua estreia no Day-Date 40. E o modelo em ouro Everose 18 quilates introduz o ombré ardósia – uma tonalidade completamente nova para este mostrador, cuja superfície, colorida no centro, progride para um preto profundo em torno da borda. Também aparecem pela primeira vez no mostrador ombré deste relógio os algarismos romanos facetados e desconstruídos e os marcadores de horas facetados em ouro rosa 18 quilates. Este novo mostrador resgata a continuidade de um design que a marca introduziu na década de 1980 e relançou em 2019. Fabricado em ouro branco 18 quilates, uma segunda nova versão do Day-Date 40 traz um mostrador em madrepérola branca perolizada. Este material natural, extraído da parte mais antiga e nobre da concha da ostra, é utilizado pela primeira vez no modelo. Sua textura irregular evoca minúsculas nuvens sobrepostas e dá uma sensação de volume. Cada disco de material utilizado para criar um mostrador em madrepérola é meticulosamente selecionado pela harmonia dos seus padrões e pela delicadeza dos seus efeitos iridescentes, e é posicionado para otimizar o brilho do mostrador, realçado pelos dez diamantes em lapidação baguete incrustados como marcadores de horas. Prefere um modelo menor? O Day-Date 36 traz um mostrador com algarismos romanos facetados e desconstruídos e índices de horas facetados, até agora exclusivos do Day-Date 40. Uma nova variante do Day-Date 36 em ouro amarelo 18 quilates com mostrador de laca branca, complementado por estes agora emblemáticos marcadores de horas com suas formas geométricas perfeitas e superfície uniformemente lisa e brilhante. E pela primeira vez, o Day-Date 36 em ouro Everose 18 quilates exibe um mostrador azul esverdeado – uma cor introduzida no Sky-Dweller no ano passado – que é adornado com dez diamantes lapidação baguete. Sua profundidade e intensidade está disponível em uma versão cravejada com 60 diamantes lapidação trapézio.

wristwatch arm body part person
DAY-DATE - Foto: Divulgação.

Montblanc — O vermelho glacial

A marca apresenta sua terceira coleção cápsula Star Legacy em tons profundos de vinho, mais uma vez prestando homenagem a Jacques Balmat, o primeiro a chegar ao cume do Mont Blanc em 1786. A história da primeira subida à montanha Mont Blanc é cheia de coragem, curiosidade e ambição. Segundo lendas locais, perigosas criaturas míticas habitavam as passagens altas, impedindo a subida até o seu pico de 4.810 metros. Somente em 1760, quando Horace-Bénédict de Saussure ofereceu um prêmio à primeira pessoa que encontrasse um caminho para o cume, é que o interesse cresceu. Em agosto de 1786, um ambicioso jovem caçador e colecionador de cristais, Jacques Balmat, e Michel-Gabriel Paccard, um médico apaixonado por botânica e minerais, chegaram ao cume, fazendo história. Em homenagem a Jacques Balmat e seu amigo, a Montblanc revelou uma terceira coleção cápsula Star Legacy, em 2024, em tom bordô, inspirada em um dos elementos naturais mais marcantes da montanha. Como Jacques Balmat era garimpeiro e cristaleiro, as suas primeiras subidas ao Mont Blanc tiveram como objetivo descobrir alguns tesouros, incluindo a fluorite rosa e vermelha, o mineral emblemático do maciço do Mont Blanc. Este rico tom de vermelho foi escolhido pela sua associação com força, coragem e maturidade. O mostrador em tom bordô da coleção cápsula é adornado com um padrão de geleira no centro e um efeito Sfumato na parte externa, que continua verticalmente na pulseira em couro de bezerro em tom bordô com estampa de crocodilo. Este tipo de coloração é realizado pelos artesãos de couro da Montblanc na Itália. A coleção cápsula consiste em três edições limitadas – uma Data Automática, uma Fases da Lua e uma Cronógrafo. Todos os três modelos são limitados a 1.786 peças em homenagem ao ano da primeira subida e vêm em caixas de aço inoxidável. Tal como acontece com as coleções anteriores, há muitos elementos de design que entram em jogo nesta coleção cápsula Montblanc Star Legacy bordô. O formato é inspirado nos relógios de bolso Minerva do fim do século 19 e início do 20, com suas caixas redondas, polidas, em forma de seixo e coroas em forma de cebola. Eles também são reconhecíveis graças ao emblema Montblanc na coroa e aos ponteiros pontiagudos revestidos de ouro rosa em forma de folha. O Montblanc Star Legacy Automatic Date 39mm (foto) apresenta um visual totalmente novo com seu mostrador cor bordô com padrão glacial e filet sauté, ponteiros e numerais revestidos em ouro rosa e emblema Montblanc no contrapeso do ponteiro dos segundos. O relógio está alojado em uma caixa de aço inoxidável de 39mm com fundo aberto no movimento e vem com uma pulseira intercambiável em couro de bezerro com estampa de crocodilo e efeito Sfumato vertical.

wristwatch arm body part person
STAR LEGACY AUTOMATIC DATE - Foto: Divulgação.

Panerai — Força e versatilidade

A Panerai, conhecida por seus modelos robustos, também faz sucesso entre as mulheres. “Vi uma senhora muito elegante usando um Radiomir. Eles são feitos para homens, mas também para mulheres”, conta Alessandro Ficarelli, Chief Marketing Officer de Panerai. “Panerai nasceu para uso militar, um relógio funcional, uma ferramenta. Grande porque precisa ser visível em qualquer condição. Em 2016, apresentamos Luminor Duo, mais fino e menor, mas ao estilo Panerai. Nosso menor tamanho é 38mm, um tamanho unissex na indústria dos relógios. Mesmo o de 40mm nos dá a oportunidade de atrair novos clientes, jovens e mulheres, mas sempre consistente com o DNA da marca. Minha esposa, por exemplo: temos exatamente o mesmo relógio Panerai, mas usamos pulseiras diferentes. Eu, uma black alligator. E ela, uma purple shiny alligator. E as mulheres preferem na maioria das vezes cores mais claras no mostrador.” Além disso, a coleção 2024 traz novidades que giram em torno da parceria com o veleiro italiano Luna Rossa Prada Pirelli – os modelos “Submersibles”, esportivos, que trazem este apelo náutico e têm como destaque a listra vermelha na pulseira, típica das roupas da Prada.

wristwatch arm body part person
SUBMERSIBLE QUARANTAQUATTRO LUNA ROSSA TI-CERAMITECH - Foto: Divulgação.

Tags

Posts recomendados