Moda

Sneaker: tudo o que você precisa saber sobre a peça

Você também é fã da peça? Conheça melhor sua história
A história do sneaker
A história do sneaker

Os sneakers, um dos melhores amigos das produções casuais e descoladas, possuem uma história de quase um século. Desde os anos 1800 temos dado os primeiros passos para a sua criação e, ainda hoje, ele é um item indispensável no guarda-roupa versátil. Confira aqui a história deste calçado.

A história do sneaker
Marilyn Monroe e Keith Andes (Foto: Getty Images)

1839: O cientista americano Charles Goodyear criou a vulcanização da borracha. O processo, que consistia na adição de enxofre ao material, o tornava resistente à água e maleável. Este exercício algumas décadas depois passa a ser aplicado na construção de tênis.

 

Início do século XX: Duas empresas começam a trabalhar o potencial do calçado com sola de borracha, buscando capitalizar-los.

  • 1916: US Rubber Company lança o sapato Keds.

  • 1917: A converse lança o All Star. 

 

1924: Os irmãos  Rudolf e Adolf Dassler começam a produzir calçados, projetados primeiramente como calçados esportivos.

 

1936: Jogos Olímpicos de Berlim. O time de basquete americano usa os calçados Converse, enquanto Jesse Owen que ganhou quatro medalhas de ouro, usava os tênis de corrida Dassler.

 

1947: Os irmãos se separaram e criaram dois grandes impérios dos tênis de hoje. Adolf criou a Adidas e Rudolf criou a Puma.

A história do sneaker
Jane Fonda (Foto: Getty Images)

1950: A partir desta década os americanos passaram a usar este calçado não apenas para fins esportivos, mas também para visuais casuais. A ideia era que os tênis acompanhassem seus jeans. Estrelas como Marlon Brando e Marilyn Monroe aderiram à tendência. Mas, ainda leva um bom tempo para que todos passem a adotar os calçados.

 

1970: A Nike é criada com uma característica de relevo na sola, descoberta por Bill Powerman professor de atletismo e co-fundador da marca. Nesta época, os tênis já são populares entre os jovens que buscam um clima esportista.

A história do sneaker
Janet Leigh e seu pai (Foto: Getty Images)

1980: Surge a Rebook, criando calçados especificamente para mulheres.

 

A partir deste momento, a cultura hip hop cresce e os tênis passam a ganhar as ruas. O streetwear passa a existir, com o apoio da comunidade afro-americanas em cidades da costa leste dos Estados Unidos e, ainda hoje, são de grande importância para os visuais descolados, ganhando cada vez mais espaço em diversos tipos de produções.

 

 

 

Tags

Posts recomendados